Prefeitura convida agentes culturais para assembleia da Política Nacional Aldir Blanc
qua, 20 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Agentes culturais de Araguari são convidados a participar da assembleia sobre os recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, representa um importante avanço para o fortalecimento da cultura em todo o país. A iniciativa garante o repasse contínuo de recursos da União para estados, municípios e o Distrito Federal, permitindo investimentos permanentes em ações culturais e na valorização dos agentes culturais locais.
Diferentemente da Lei Aldir Blanc emergencial e da Lei Paulo Gustavo, criadas em caráter temporário durante a pandemia, a nova política estabelece um modelo contínuo de financiamento cultural. Os recursos podem ser utilizados em editais de fomento, manutenção e construção de espaços culturais, aquisição de bens culturais, promoção de festas populares, além de diversas ações voltadas ao incentivo da produção artística e ao acesso da população à cultura.
Os municípios e estados são responsáveis pela aplicação dos recursos, podendo realizar ações diretas ou lançar editais destinados a artistas, produtores culturais, coletivos, instituições e demais trabalhadores da cultura.
Em Araguari, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), convida todos os agentes culturais, artistas e fazedores de cultura do município para participarem da Assembleia Geral que irá discutir a reformulação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc no município.
O encontro será realizado no dia 20 de maio, às 17h, na Casa da Cultura Abdala Mameri, localizada na Rua Coronel José Ferreira Alves, nº 1098, no Centro.
A participação da comunidade cultural é considerada fundamental para garantir que os recursos sejam aplicados de forma democrática, transparente e alinhada às necessidades do setor cultural de Araguari.

Foto 2: Encontro será realizado na Casa da Cultura Abdala Mameri, no Centro de Araguari.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Queimadas nas margens de rodovias chamam atenção dos motoristas e autoridades de trânsito qua, 20 de maio de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo executa obra de calçamento nos bairros Santo Agostinho e Santa Rita qua, 20 de maio de 2026
- Gerente usa fala racista e supermercado é condenado a indenizar funcionária qua, 20 de maio de 2026
- Inquérito que apurava homicídio no Independência é fechado pela PCMG qua, 20 de maio de 2026
- Retirada de veículo acidentado necessitou do fechamento da BR-050 durante a manhã desta terça-feira qua, 20 de maio de 2026
- Prefeitura convida agentes culturais para assembleia da Política Nacional Aldir Blanc qua, 20 de maio de 2026
- Câmara debate melhorias urbanas durante sessão ordinária qua, 20 de maio de 2026
- Encontro Municipal do AEPETI reforça ações de combate ao trabalho infantil em Araguari qua, 20 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE MAIO qua, 20 de maio de 2026
- Maio Amarelo reforça conscientização por um trânsito mais seguro em Araguari qua, 20 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
