Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura apresenta Programa Bora Pra Trilha para incentivar e investir no cicloturismo na região

qua, 28 de julho de 2021 11:22

Com Assessoria

Programa é o primeiro de cinco pilares para o Turismo araguarino

Inaugurando um novo tempo de planejamento e gestão eficiente no município, o Governo Renato Carvalho e Maria Cecília, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Juventude e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, lançaram a marca do cicloturismo araguarino, uma parceria efetiva com os grupos, associações e coletivos de ciclismo da cidade. O Programa “Bora pra Trilha” vai contemplar ações e políticas de incentivo e investimento em trilhas para mountain bike, motocross e corrida de orientação. A iniciativa tem como foco unir esforços para organizar e fomentar eventos desse porte em nossa cidade. Em reunião com esportistas e empresários do setor de bikes, a Prefeitura apresentou a ideia e recebeu informações importantes para concretização da iniciativa.

Projeto que visa investir no cicloturismo é apresentado pela prefeitura de Araguari

 

“Prestes a completar 133 anos Araguari se prepara para a implementar um programa de Turismo integrado e que regulamente e explore de maneira sustentável nossos recursos naturais, reavivando nosso patrimônio histórico, incentivando a cultura e fomentando eventos. Nesse sentido surge o “Bora Pra Trilha”, que vai convergir através de medidas institucionais e parcerias aqueles adeptos a vivenciar a nossa natureza a partir das trilhas”, ponderou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Carvalho.

O “Bora Pra Trilha” vai convergir cinco eixos principais: infraestrutura geral das rotas, sinalização e mapeamento das trilhas, atenção aos grupos e coletivos praticantes, formação de um calendário de eventos com oferta de apoio a estes eventos, institucionalização do processo de liberação dos eventos de cicloturismo e afins com foco na desburocratização. “Associado a este trabalho a educação ambiental e a sustentabilidade serão alvo de atenção na hora do apoio e incentivo aos grupos e aos eventos”, completou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana.

No campo do calendário de eventos a proposta inicial é, por meio de uma Chamada Pública, receber de empreendedores do setor seus projetos de eventos e, a partir de análise, incentiva-los com banheiros químicos, ambulância e suporte com pontos de hidratação e orientação, por exemplo. “No que se refere a infraestrutura, o foco do programa será manter as estradas e vias de acesso e oportunizar sinalização de rota, informativa e educativa que facilite a prática e incentive novos esportistas para além de eventos e do processo de apoio aos coletivos, facilitando a formação dos mesmo e assim investindo de maneira eficiente”, explicou Diogo Machado, presidente da FAEC.

A primeira reunião ainda serviu para apresentar o passeio ciclístico de 22 km de celebração do aniversário de Araguari. O passeio está sendo programado como primeiro evento para efetivamente lançar o programa. Com elevação média de 110 metros o trajeto, dividido em três trechos, é considerado fácil ou moderado, conforme o parceiro Paulo Cascão do blog Trilhas e Cachoeiras de Araguari, que colaborou com a formação deste primeiro evento que marcará efetivamente o lançamento do programa.

 

Potenciais

Com uma zona rural com mais de 2 mil km² e estradas rurais que somam mais de 4 mil km, Araguari se destaca na região para a prática do cicloturismo pela sua gama de elevação na topografia, além dos atrativos naturais com mais de 100 quedas d’água e cachoeiras conhecidas e uma vegetação que mescla o Cerrado, Campo Cerrado e Mata Atlântica.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: