Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prazo para cadastramento biométrico termina em maio

sáb, 7 de março de 2020 05:52

Da Redação

Em ano de eleições é necessário se atentar a algumas questões, uma delas é o período para realizar o cadastramento biométrico. Com o objetivo de implantação em âmbito nacional, a identificação e verificação biométrica da impressão digital visa garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. Em Araguari, o prazo para regularizar a situação na Justiça Eleitoral é até o dia 6 de maio.

Mutirões de cadastramento serão realizados no fim de abril e início de maio

Mutirões de cadastramento serão realizados no fim de abril e início de maio

 

Em entrevista à reportagem da Gazeta do Triângulo, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, disse que a procura pelo processo é muito boa. Parte da demanda intensiva nesta última semana se deve a uma informação errônea de que o prazo para o cadastramento terminaria nesta sexta-feira, 6, o que deixou o cartório lotado, segundo Fernando. “Este prazo é uma realidade para poucas cidades, dentre elas Patrocínio, que está mais próxima de nós. O prazo nacional vai até o dia 6 de maio”.

Fernando Guetti ainda informou que, mesmo com essa grande procura recentemente, apenas 30% da população araguarina fez o cadastramento biométrico. Como meio de ajudar aqueles que têm a agenda cheia durante a semana, o cartório realizará dois mutirões de cadastramento. O primeiro acontecerá no último final de semana do mês de abril, no sábado e domingo (25 e 26), e outro na primeira semana de maio (2 e 3), das 12 às 18h.

“Mesmo com o prazo chegando ao fim daqui alguns meses, ainda é tempo de realizar o processo tranquilamente e sem desespero. Contudo, é importante que a população não deixe de fazer a biometria, até mesmo para não correr o risco de ter o Título de Eleitor cancelado”, ressaltou o chefe da 16ª Zona Eleitoral.

O Cartório Eleitoral de Araguari funciona de segunda à sexta-feira, das 12 às 18h. A unidade está situada na rua Doutor Afrânio, 124, Centro e para informações, os eleitores também podem entrar em contato através do número (34) 3242-2277. Para fazer o cadastro é necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto, comprovante de endereço, Título Eleitoral, CPF e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que estiverem fazendo o documento pela primeira vez).

Durante o atendimento, o cadastro é preenchido com informações pessoais e também com os dados biométricos do eleitor, inclusive nas cidades em que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório. O eleitor ainda terá a oportunidade de escolher o local em que deseja votar, conforme disponibilidade de vagas.

A biometria ainda não é obrigatória em 594 municípios, no entanto, a vantagem de se realizar o procedimento é que o eleitor se adianta, pois, a meta da Justiça Eleitoral é que nas Eleições 2022 a identificação de todos seja apenas a biométrica. Para as eleições deste ano, a biometria será obrigatória em 259 cidades.

Biometria em Minas

A biometria chegou a Minas Gerais em 16 de novembro de 2009, nas cidades de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei, como revisão biométrica obrigatória. As eleições de 2010 foram as primeiras com votação biométrica no Estado. Na ocasião, a novidade chamou a atenção de alguns países e delegações do Congo e de países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) foram a Pará de Minas acompanhar o funcionamento da primeira eleição biométrica no Estado.

A sexta fase do projeto da biometria começou no primeiro semestre de 2019. Entre fevereiro e junho, 175 municípios iniciaram a etapa obrigatória do recadastramento. Desses, 61 encerraram o procedimento no dia 10 de outubro. Dois terminaram a revisão em 29 de novembro; 50 municípios finalizaram em 17 de dezembro e outros 62 terminaram nesta última sexta-feira, 6.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: