Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Polícia Militar faz manutenção das células da rede de Proteção Preventiva

sáb, 21 de setembro de 2019 05:29

Da Redação

A rede de Proteção Preventiva foi implantada em Araguari em 2010, com o objetivo de reduzir a criminalidade por meio de ações preventivas. A ação vem passando por mudanças e conta com a adesão dos moradores que contribuem, de certa forma, como “os olhos dos militares nos bairros”. Na última quinta-feira, 19, por exemplo, a nova equipe responsável pelo projeto promoveu uma reunião com moradores do bairro Jóquei Clube.

Na oportunidade, os militares: sargento Humberto e Cabo Douglas repassaram dicas de segurança, fizeram a entrega de panfletos contendo informações importantes e em acordo com a Diretriz 03.03.11/2016 que diz respeito ao projeto. Além disso, foi apresentada a composição da equipe que atuará no município. “Estamos fazendo este primeiro contato e apresentando as mudanças da equipe e a modernização das ações do portfólio do projeto. Além disso, este é um momento para ouvir os anseios da população. Assim, estamos fazendo a manutenção das redes com o objetivo de trazer melhorias para a prestação de serviços, reafirmando a responsabilidade da população e dos militares com a rede.”

No bairro Jardim Panorama foi implantada a primeira célula de Araguari. Atualmente, são 58 células na cidade sendo que, neste mês, foram realizadas sete reuniões em bairros distintos. Durante os encontros, os moradores têm manifestado o interesse em adquirir o sistema de videomonitoramento comunitário, para trazer mais segurança e comodidade para as regiões atendidas pelo projeto. Seguindo a programação, na próxima terça-feira, 24, a reunião acontece no Jardim Regina. “Convidamos todos os moradores do referido bairro a participarem conosco desta reunião. Temos várias novidades para informar os munícipes e contamos com a participação de todos para que possam nos apresentar suas demandas.”

Sobre a ampliação do projeto para outros bairros, o militar ressaltou que inicialmente as células passarão por manutenção, mas as pessoas podem procurar o 53º Batalhão de Polícia Militar, para informar o interesse na adesão.

“O participante do projeto não tem gasto financeiro. O necessário é que haja união de várias pessoas da rua no projeto, pois é um vizinho cuidando do outro, relatando qualquer anormalidade e estamos recebendo a adesão em massa de todos os moradores os quais se sentem mais seguros e mais proativos com ações que estão sendo realizadas.”

Os moradores que aderem ao programa também recebem uma placa com a identificação de que o local faz parte da rede protegida, a qual é afixada em local visível. O projeto foi implementado primeiramente em setores residenciais e há quase quatro anos instituído em endereços que abrigam comércios.

A ideia central é que, na impossibilidade de a Polícia Militar estar em todos os locais ao mesmo tempo, os próprios moradores se organizem, conhecendo melhor os seus vizinhos e assim fazendo uma interação de forma solidária. Atualmente, várias cidades de Minas Gerais utilizam o projeto para reduzir qualquer tipo de modalidade criminosa. E, de fato, há indícios significativos de diminuição, principalmente quanto à roubos e furtos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: