Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Polícia Militar faz alerta sobre pessoas que trabalham como vigia de rua ilegalmente

sáb, 16 de fevereiro de 2019 05:05

Da Redação

É crescente o número de reclamações relacionadas ao serviço de vigilância noturna em Araguari. Moradores contam que eles começam circulando com motos pelas ruas durante a noite, emitindo barulho de buzinas, depois passam a usar coletes de segurança e em seguida se apresentam como vigilantes particulares.

Entretanto, a situação tem causado incômodo aos araguarinos e a maioria não aprova a prática. “É uma falta de respeito com idosos, crianças pequenas e trabalhadores que precisam de sossego para descansar. Também ficamos com medo, pois, em uma noite dessas, meu marido saiu para verificar se o portão estava trancado e o vigia ficou encarando, como se fossemos roubar em nossa própria casa,” afirmou uma moradora do bairro Goiás, que preferiu não se identificar.

De acordo com moradores e comerciantes da região, os vigias não obrigam o pagamento, mas acabam intimidando ao falar que o vizinho paga pelo serviço e que, automaticamente, sua casa também está sendo vigiada.  Em contato com a Polícia Militar, a reportagem verificou que a prática é irregular e não tem respaldo das leis federais e municipais, além de ser uma grave usurpação de função da Polícia Militar, prevista pelo artigo art. 328 do Código Penal.

Diante disso, o comandante do 53º Batalhão, tenente-coronel Mendonça alerta a população para ter cuidado, uma vez que as pessoas que realizam o serviço não são registradas ou possuem qualquer tipo de ligação com a polícia. “As pessoas devem fazer um Boletim de Ocorrência, pois, a situação está enquadrada em constrangimento ilegal. Eles não precisam nem obrigar a pessoa a pagar, mas pelo fato de criar esse clima de medo e intimidação, eles estão praticando crime de extorsão,” explicou.

O cidadão também pode fazer a denúncia através do número 190. Segundo o tenente-coronel Mendonça, as pessoas que realizam esse tipo de trabalho também acabam colocando suas próprias vidas em risco. “O policial militar tem preparo e técnica para atuar na defesa da pessoa e do patrimônio, mas esses vigias, infelizmente podem se deparar com um crime em andamento e colocar sua vida e a de outras pessoas em risco.”

Nas últimas semanas, foram efetuadas prisões de pessoas envolvidas com a prática ilegal. Veículos em situação irregular e sem documentação obrigatória também foram apreendidos. “Através das denúncias, estamos tomando providências cabíveis em relação a esses supostos prestadores de serviço; desta maneira, pedimos apoio da comunidade no intuito de coibir a prática.”

 

29 Comentários

  1. Oliveira disse:

    Boa Noite!

    Muito Bom saber que esse cenário está mudando. Porque eu tive problemas de saúde mental por não conseguir dormir por causa dessa prática ilegal e não conseguir acabar com isso. Não sou contra o trabalho dos “Vigias”, mas usar a Sirene é um grande problema. Seria o melhor pra eles e para a população, mas está claro que usam dessa tática para passar essa falsa impressão de segurança e as pessoas pagarem para outros não dormirem. Araguari e outras cidades viraram um inferno por causa das Sirenes desses ‘Vigias’. Que seja feita justiça, que é uma dificuldade no País que moramos!

  2. Sra Vanessa Brito disse:

    Essa situação está sendo apresentada na rua onde resido. Tente procurar o Conseg da sua Cidade. Onde moro estou tentando verificar se será realizado reuniões por Plataforma. Tem muitos critérios para atuação dos guardas noturnos. O importante é buscar meios para o certo e anular os errados e até punir com base na lei do 190 e código penal.

  3. Adalberto Antonio de Castro disse:

    Moro no cond. Gram milano..e todas as noites de hora em hora sirenes são tocadas com motos de guardas que incomodam a noite inteira. Queria uma providencia.

  4. Armando Nogueira disse:

    É MAFIA ISSO É O BRASIL. Tem em todo lugar. Só em bairros nobres que eles fazem vigilância em silêncio. Deixo a minha solução troquei as janelas por janelas acústicas e coloquei um ar condicionado. Durmo sem remedio e na paz. Digo NÃO adianta reclamar , ligar pra prefeitura etc . Tem fiscal de subprefeitura envolvido nisso. Assim como camelôs eles controlam e ganham . Ou vcs acham que o cara pega a moto coloca um giroscópio e vai pra qualquer rua? É mafia

  5. Edson Carlos disse:

    Na cidade de Campos do Jordão SP, também virou transtorno para dormir Durante a noite.
    Passei um bom tempo tendo problema de saúde, desenvolvi ansiedade e um início e terror no turno. Era só ouvir a sirene vindo ( de longe) que já me acelerava o coração e eu começava a sentir um calorão no corpo. Assim que o barulho da sirene ia sumindo, eu começava respirar e tentar me controlar emocionalmente. Cheguei ir ao médico, que me receitou calmante.
    Já reclamei, mas parece que o negócio só piorou. Infelizmente estamos vivendo sim, uma inversão de valores, onde os certos estão errados e os errados estão certos..!
    Talvez, se algum dia a sociedade se unir e sair para as ruas da cidade protestando,contra a prática e e contra quem contrata este tipo de serviço, talvez conseguiremos resultados positivos para a solução; porém, precisamos ser estratégicos, fazer este protesto nas vésperas das eleições. Aí quero ver se não conseguiremos apoio?..

  6. Edson Carlos disse:

    Outra coisa:
    Como descrito na informação aí em cima, sobre veículos apreendidos por estarem irregar, fica aqui uma observação: só pelo fato de estar com uma sirene, o veiculo já está irregular..

  7. Rafaela Dos Santos disse:

    Aqui em Hortolândia sp tbm passa essas motos tda à noite ja paguei há muito tempo atrás e durante o tempo entrou ladrão pra furtar duas vezes pegaram bicicleta e ferramentas e tbm a casa estava em reforma e pegaram materiais aí decidi não pagar mais e no domingo dia 06 houve furto no terreno que está em obras ao lado da minha casa e chamei o 190 que vieram rapidinho afinal pra que serve esses vigilantes?

  8. Eduardo disse:

    Ministério publico resolve, faz uma denuncia anônima, mas antes grava o Ronda circulando a sua casa.
    Aqui em BH é um inferno, mas tem diminuído, usa o Face para informar também.

  9. Carolina Lima disse:

    Em. Curitiba também é um inferno, desde os anos 90, temmuito tenente, policial Federal, milhar e delegado envolvido e chefiando essas pseudo empresas, como fiscais da prefeitura que se negam a atuar ou atender essas ocorrências, vivi muito isso, até tardam vir ou vem em horário fora para evitar flagrante, mesmo citando muitas meias com artigo a pm e até o rebenta tenente do 190 discute, desconsidera, desdenha, ameaça, desliga ou Deixa mudo o telefone com o cidadão solicitando no 190 por solução e flagrante. A única vez que houve flagrante e mesmo com todos os códigos citados o policial não fez absolutamente NADA, qd questonei pois o vigia saiu tocando Normalmente exceto domingo das 22h as 05h altissimo de 20 em 20 minutos e teve epocas longas de tocarem a cada 04 minutos em 04 motos JUNTO. É MAFIA DA POLÍCIA NO BRASIL INTEIRO. EXIJAM DO MINISTÉRIO PÚBLICO E VASOS NOS UNIR DE MANEIRA INTELIGENTE E EXIGIR JUNTOS PELO BRASIL INTEIRO E NOS ÓRGÃOS CERTOS PORQUE NOS BAIRROS NOBRES ELES NÃO TOCAM E NEM NO CENTRO DESSA FORMA PORQUE DIZER QUE NÃO PODE. PORQUE???

  10. Francis disse:

    Aqui em Itabuna / BA o barulho desses milicianos noturnos é um inferno! Prejudicam o sono e o descanso das pessoas de bem. Há algumas ações protocoladas no Ministério Público mas não adiantou nada. São inoperantes e coniventes. Se você ligar para o 190 a atendente diz que isso não é crime. Enfim. Muitas autoridades estão coniventes com essa máfia. O país está afundando em um buraco cada vez maior e está cada dia mais difícil viver no Brasil.

  11. Caio disse:

    Sai de são Paulo pra vir morar Aqui na praia grande e até aqui tem essas pragas fazendo barulho com sirene a noite toda tem dias q fico até com dor de cabeça pq o barulho é infernal .

  12. Luciana Lima disse:

    Moro em Mato Grosso e acontece a mesma coisa por aqui, e estou sofrendo de privação do sono há mais de um ano, emagreci 11 quilos; e não adiantou reclamar na Polícia, disseram que teria de ter comprovação da privação de sono por muitas pessoas; procurei muitos vizinhos, mas eles têm medo, pois dizem que os próprios guardas praticam roubos, inclusive já ameaçaram uma conhecida minha. Eles passam buzinado na rua da minha casa, e nas outras ruas laterais, portanto é a noite toda assim nessa tortura psicológica… totalmente impossível dormir.

  13. Max disse:

    Achei exagerado os depoimentos. O barulho da sirene não atrapalha em nada meu sono. As vezes,quando tenho que chegar tarde em casa, ligo para o vigilante e ele fica me aguardando, para que eu possa entrar na minha casa com mais tranquilidade.

  14. Claudecir disse:

    São inútil na verdade, são comparssa dos noiva em PG, e pior q o povo banca esses paraíba
    É tudo máfia , não são segurança , são utilidade pública e ainda criam confusão com outras empresas cadastradas
    Só bate o pé que correm …

  15. Jenifer Caetano disse:

    isso é praga, casos e casos na região de PG no PR que se não contratarem os serviços deles seu patrimônio é assaltado, parece que usam isso como forma de forçar um serviço que não tem finalidade para nada , a não ser ficarem buzinando para atentar o sono, só SOMONGORONGO que paga isso

  16. Monica silveira disse:

    .no sul é a mesma máfia desses pilandra, ponta grossa no Paraná tem bairro que é inferno, todos os guardinhas tem nome sujo na justiça, então você paga ladrão para buzinar na sua casa, são comparsas de jóias e fazem até puxe de drogas esses mala
    SO BOKO QUE PAGA

  17. Diego Boamorte disse:

    https://mznoticia.com.br/jovem-e-assaltado-por-guardinhas-e-pm-prende-os-suspeitos-em-pg/Grupo Fera Vigia noturno
    Ladrão ainda, e o povão paga ser roubado
    BRASILLLL

  18. Sabará disse:

    É um absurdo esse pessoal fazendo barulho a noite toda, tive que adotar a prática fe dormir com som ligado. Deveria ter regulação, sirene passa de 20 em 20 minutos e é possível ouvir por todas as ruas. Não é possível nem ler mais um livro por causa do barulho.

  19. Solange zanette Peruchi disse:

    Aqui em Criciúma também começaram a passar nas ruas e fazendo barulho com a sirene já reclamei para passarem sem a sirene, mas continuam, acordo sempre em cada sirenada , passei a dormir mal acordo cansada. Não sei onde devo reclamar, devem passar sem ligar sirene!

  20. Roger disse:

    Em Araguari está insuportável, ninguém dorme comas sirenes constantes. Moro no bairro Milenium e eles passam a cada 20 minutos com as sirenes altissimas.
    Nao consigo dormir, estou com problemas por conta disso, nao rendo no trabalho.
    Ninguem fiscaliza, ninguem autua, nada. Reclame pra eles, mande mensagem pedindo pra abaixar, ninguem faz nada.
    Um verdadeiro inferno.
    É som automotivo pra todo lado, é guarda noturno na hora de ir descansar, os luais infernais todo fds.
    Eu nao aguento mais. Aqui esta largado.

  21. Luiz disse:

    O que posso dizer é que se o estado não dar um suporte adequado pra população o crime organizado sempre a 10 passos na frente. Acho justo que estes profissionais trabalhe não tão fazendo mal algum na verdade estão fazendo o que a polícia não faz e é o dever dela.
    Porém se as polícia acha que é errada e que é usurpação de serviço público da polícia. Quem vai ressarcir se minha casa for roubada se nós mesmo somos roubados todo os dias do nosso estado.
    Se acham que o sistema de sirene é apito incomoda .é com certesa eu também não concordo hoje temos várias maneiras de dar atenção e fazer uma segurança sem que precise ser usados apito e sirene que perturba muito .vai chama eles conversa pede pra que sejam feitas rondas Dew outras formas que tudo dá certo.agota vcs preferem ser roubados furtados e perder w0 horas numa delegacia ou chamar uma viaturas depois que já foi roubado ou ter uma segurança wue de apoio e atenção aos senhores

  22. Melissa Taquer disse:

    Horrível esses guardinhas, ninguém dorme a noite e também não servem para nada, deviam ser fiscalizados pelas irregularidades, alguns se acham dono da rua, andam em cima das calçadas até, tem um tal de GRUPO FERA no Pr que tem guardinha preso até por praticar assalto e o povo mais entendido paga a merda

  23. Uilans disse:

    E trabalho assim a 15 anos no msm lugar nunca tive problemas com clientes ou moradores nen a polícia consegue coibir todos os delitos mas da minha parte sempre fiz o melhor que consegui criei meus filhos arriscado a minha vida para que muitas pessoas dormisse mas tranquilo um pouquinho só já era uma ajuda boa em todas profissões tem seus vilão corruptos e pessoas ruins mas nem todos são iguais existem pessoas tentando sobreviver com o que Deus colocou no seu caminho pra lutar então ver o local que isso não tá sendo normal e falem mas não generaliser não porque tem pessoas boas na rua de anjos da guadas ..Deus abençoe a todos paz perdão e fé

  24. Uilans disse:

    E trabalho assim a 15 anos no msm lugar nunca tive problemas com clientes ou moradores nen a polícia consegue coibir todos os delitos mas da minha parte sempre fiz o melhor que consegui criei meus filhos arriscado a minha vida para que muitas pessoas dormisse mas tranquilo um pouquinho só já era uma ajuda boa em todas profissões tem seus vilão corruptos e pessoas ruins mas nem todos são iguais existem pessoas tentando sobreviver com o que Deus colocou no seu caminho pra lutar então ver o local que isso não tá sendo normal e falem mas não generaliser não porque tem pessoas boas na rua de anjos da guadas ..Deus abençoe a todos paz perdão e fé

  25. Lucas disse:

    As polícias não passam nas casas a gente passa aí daí se a gente não fizer a sirene como é que eles vão saber que a gente tá trabalhando a polícia não vai ficar 24 horas na frente das casas

  26. Arthur disse:

    Acho incrível a coragem desses guardas noturnos
    Pago eles a mais de 20 anos
    Deixo até a chave de minha casa quando viajo coisa que não confio deixar nem com parentes
    E no meu bairro moro em Curitiba em bairro nobre eles utilizam de Cirene mais caso vc não queira eles não tocam
    Acho muito eficiente o trabalho deles , pois é um trabalho que a polícia nunca fez
    Se eu esquecer um portão aberto eles me avisam
    Se precisar de um guarda eles vem na hora que ligo
    Eles veem todo movimento errado da rua
    Sempre estão nos alertando do que acontece no bairro

    Fica a dica Super recomento o trabalho deles , sendo guardas de confiança e que trabalham no bairro a bastante tempo

    Se o barulho é encomodar só pedir que eles não utilizam a Cirene
    E se acham ruim com eles ? Muito pior e sem eles !! Fica a dica

  27. Edio José disse:

    Eu até já fui agredido por um guardinha noturno do meu bairro. Nem saio mais na rua á noite por receio de ser agredido novamente…

  28. Edio José disse:

    Esses guardinhas trabalham ilegalmente.

  29. Edio José disse:

    Na clandestinidade…..

Deixe seu comentário: