Piso Salarial dos educadores e pagamento do 13º salário de 2019 pautam assembleia estadual
qui, 6 de fevereiro de 2020 05:07Da Redação
Durante assembleia estadual realizada em Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira, 5, profissionais da Educação tiveram a oportunidade de se inteirar sobre o calendário de mobilizações que serão promovidas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) ao longo de 2020. Na ocasião também foram colocadas em pauta as reivindicações dos trabalhadores da área.
Dentre os assuntos discutidos estão as propostas de pagamento do 13º salário de 2019 aos servidores, além do cumprimento da Lei Estadual 21.710/2015 e da Lei Federal 11.738/2008, que estabelecem o Piso Salarial Profissional Nacional como um direito legal. A categoria exige também isonomia no tratamento, determinando que a Educação seja equiparada à Segurança Pública e à Saúde. As demais categorias de servidores se sentiram preteridas pelo governo estadual, sobretudo os da Educação. Nas redes sociais, muitos manifestaram sua indignação, afirmando que se sentem humilhados, criticando a escolha do governador Romeu Zema (Novo) em priorizar o pagamento das forças de segurança.
Quanto ao pagamento do 13º, na última segunda-feira, 3, o governo do Estado anunciou que seria realizado até março de 2020. Segundo o Sindicato, a proposta havia sido apresentada em dezembro do ano passado, assim, os educadores ressaltam que ao deixar parte da categoria sem o 13º e apresentando propostas de reajuste salarial a apenas um setor do funcionalismo, “o governo do Estado relegou a Educação a segundo plano”.
Visando apoiar a mobilização e unir forças com os demais educadores, professores araguarinos estiveram presentes na assembleia, juntamente com representantes da coordenação do Sindicato, subsede Araguari. Na oportunidade, os educadores questionaram ainda a informatização dos trâmites educacionais, como a realização de matrículas e as designações de professores. Ao longo das últimas semanas, o Sindicato por meio das subsedes, tem denunciado ao Ministério Público Estadual os problemas sofridos pela comunidade escolar do Estado devido ao referido sistema.
O novo modelo foi apresentado pelo governo Zema, efetivado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e causou uma série de transtornos aos pais, alunos e professores. Há casos de estudantes que foram matriculados até no sistema prisional. Em Araguari, alunos da rede urbana foram encaminhados para a zona rural. Devido à falta de acordo durante a assembleia, o coordenador da subsede Araguari, José Luís da Costa, ressaltou que os profissionais decidiram pela greve geral que começará no dia 11.
Diante do início do ano letivo previsto para o dia 10 de fevereiro, nos próximos dias as escolas do município serão posteriormente orientadas sobre como proceder nesta situação. Além disso, devido aos transtornos sofridos pela categoria durante o processo de designação para 2020, o Sindicato informou ainda que solicitou à SEE/MG a realização de uma reunião com caráter de urgência para que os problemas causados sejam resolvidos imediatamente.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Excelente matéria. Parabéns.
Nunca vi tanta bagunça junta. Estou me lembrando das experiências daquele senhor que usava um cabelinho na testa e um bigodinho que parecia mosca e que cumprimentava levantando o braço, aquele que manchou a Alemanha.