Pessoas a partir de 40 anos podem receber a segunda dose de reforço em Araguari
qua, 22 de junho de 2022 08:03Da Redação
Anteontem, 20, o Ministério da Saúde ampliou a aplicação da segunda dose de reforço para pessoas com 40 anos de idade ou mais, que começaram o esquema de vacinas com Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca.
De acordo o ministério, é recomendado que a imunização seja realizada com vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, depois de um intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Com a inclusão desse novo grupo, a previsão é que aproximadamente 9 milhões de pessoas recebam mais uma dose da vacina.
“O Ministério da Saúde reforça seu caráter sempre vigilante em relação à pandemia da Covid-19. Todas as decisões são baseadas em evidências científicas. É extremamente necessário que a população busque um posto de saúde e, em especial, as doses de reforço”, disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira.
A Universidade de Oxford, no Reino Unido divulgou uma pesquisa, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrando que a combinação heteróloga para a dose de reforço, isto é, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Até agora, mais de 6,6 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.
“O motivo de estarmos aqui é muito mais no sentido de convocarmos cada vez mais a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar a sua vacina para termos uma população cada vez mais protegida. A vacina boa é aquela que é aplicada no braço. Os estudos mostram o efeito protetor que a vacina tem nos casos de complicação e agravamento por Covid-19”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.
É importante mencionar, que quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá tomar doses de reforço. Anteriormente, recomendação era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses, após a primeira aplicação. Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço, quatro meses após o primeiro reforço. As pessoas com 40 anos ou mais necessitam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nessas situações, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
O Ministério da Saúde distribuiu mais de 518 milhões de doses das vacinas Covid-19, assegurando a proteção de 77% dos brasileiros com as duas doses. Exceto o grupo de 5 a 11 anos, último a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), mais de 90% da população das outras faixas de idade já receberam a primeira dose da vacina. A cobertura com as doses de reforço cresce conforme a inclusão dos grupos.
Ontem, 21, a Secretaria de Saúde de Araguari informou que as segundas doses de reforço para pessoas com 40 anos ou mais começaram a serem aplicadas. A vacina está liberada em todas as unidades de saúde e quem teve a doença recentemente precisa esperar 30 dias, após o resultado do RT-PCR para receber o imunizante.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

