Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Parque dos Ferroviários e rota café com queijo são pautas de reuniões em Brasília

qui, 23 de março de 2023 08:08

Da Redação

 

Na última terça-feira, a Prefeitura de Araguari, representada pela vice-prefeita, Maria Cecília; pelo presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Diogo Machado e pelo assessor especial, Lucas Martins de Oliveira, esteve em Brasília para duas importantes reuniões.

O primeiro encontro aconteceu na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em uma agenda marcada, através do deputado federal, Lafayette Andrada (Republicanos). O intuito foi apresentar a projeto do Parque dos Ferroviários e fazer a cobrança do caderno de deveres da VLI, que consiste em investimentos e implantação no parque, execução do viaduto na avenida Belchior de Godoi, duas intervenções viárias e uma praça.

Assuntos importantes foram tratados nas reuniões

 

É importante destacar que, o Parque dos Ferroviários, será localizado nas instalações da antiga Estrada de Ferro de Goiás. Com a criação do Parque dos Ferroviários, a prefeitura a busca oferecer ao cidadão araguarino e aos visitantes, um espaço de lazer, entretenimento e esporte.

Segundo o presidente da FAEC, na troca da gestão passada para a atual, o processo de renovação da concessão foi suspenso e abriu uma oportunidade para dialogar sobre essas obrigações. “Nosso intuito é garantir que Araguari esteja no caderno de obrigações e que a VLI faça investimentos diretos, de recursos em empreendimentos e setores diversos de nossa cidade”, disse Diogo Machado.

No segundo compromisso na capital federal, a comitiva se encontrou com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. A finalidade foi colocar Araguari no cenário internacional do turismo, de duas formas: através do Parque dos Ferroviários e do calendário municipal de eventos. Conforme a prefeitura, o Parque dos Ferroviários será o 4º maior parque urbano do país, com o tema “Ferrovia”.

Outro assunto tratado na capital federal foi a implantação da rota café com queijo, onde serão trabalhados os dois produtos com divisas econômicas.

“Saímos da Embratur, com duas questões fechadas. A implantação da rota café com queijo, trabalhando o café e o queijo como nossas divisas econômicas para o turismo internacional e também com o acerto de que ainda nesse primeiro semestre, o presidente da Embratur trará à Araguari a Associação Internacional de Ecoturismo, para que eles possam conhecer nossas belezas naturais e nossa cidade, entrar no circuito do Ecoturismo Internacional”, destacou a vice-prefeita, Maria Cecília.

Vale mencionar que, em fevereiro essa mesma comitiva participou de várias audiências, em Brasília. Na ocasião, a viagem teve o objetivo de buscar recursos para a implantação do Parque dos Ferroviários e a consolidação da parceria entre o município e a Federação do Artesão Mineiro (FAM), organização sem fins lucrativos, que visa promover o artesão mineiro.

A comitiva se reuniu com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSD), onde apresentaram o projeto do Parque dos Ferroviários e discutiram sobre os projetos em parceria com a Apex e o Ministério do Desenvolvimento, que devem ser implantados em Araguari. Além disso, trataram sobre o programa de artesanato do município, conduzido pela FAEC, a vinda da sede da Federação do Artesão para o município e a realização da Conferência Nacional de Artesanato, no município, no mês de agosto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: