Pandemia de Covid-19 impede Carnaval de rua em Araguari
qui, 10 de fevereiro de 2022 08:10Da Redação
O carnaval brasileiro é um evento que aborda aspectos que vão além da festividade, como cultura, entretenimento, turismo e economia. Mas não será neste ano que a festa voltará a acontecer da forma tradicional. Pelo segundo ano seguido, depois que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia da Covid-19, em março de 2020, muitos blocos de rua, desfiles e outras comemorações estão sendo cancelados em todo o Brasil ou não possuem definição se vão ou não acontecer.
Nesta semana, o prefeito de Araguari assinou um decreto que determina ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. Nas repartições públicas (prefeitura e câmara) não haverá expediente nesses dias. Já o comércio local pode ou não seguir as determinações do município.
Vale lembrar que o Carnaval é apenas um dia e não é considerado um feriado nacional. Nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, os serviços de atendimento à saúde pública e de fiscalização de medidas restritivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 terão funcionamento normal ao público.
De acordo com informações da Secretaria de Gabinete, o ponto facultativo foi decretado porque o feriado emendava com o fim de semana; mas é bom esclarecer que os funcionários podem trabalhar normalmente, a critério das empresas.
“O município não proíbe a realização de festas e nem pode fazer isso sem a publicação de um decreto. Não existe essa restrição, pois estamos enquadrados na Onda Verde do programa estadual Minas Consciente, tanto na microrregião quanto na macrorregião. A expectativa é de que não passemos por grandes mudanças até a data do ponto facultativo, pois os casos de Covid-19 no município estão diminuindo”, declarou o secretário Municipal de Gabinete, Flávio Soares.
Mesmo na Onda Verde, as medidas de combate à Covid-19 precisam continuar sendo tomadas por toda a população. Em casos de descumprimento das regras de restrição, a Prefeitura de Araguari poderá intervir, através da Força Tarefa, juntamente com algum órgão de segurança e salvamento.
O presidente da Pica-Pau Country Club, Inácio Marcelo, informou à reportagem da Gazeta que haverá uma reunião da Diretoria Executiva para definir se haverá ou não a festa de Carnaval no clube.
Em Uberlândia, a prefeitura determinou que não haverá os desfiles das escolas de samba da cidade.
Em âmbito nacional, várias cidades confirmaram que não terão o Carnaval de rua por causa da pandemia, dentre elas estão as capitais: Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, São Paulo e Vitória.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...