Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Oitavo presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari é eleito em Assembleia

qua, 23 de fevereiro de 2022 08:02

Por Edmar César

Na noite de 18, sexta-feira, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA, foi eleito o novo presidente que conduzirá os destinos da entidade para o biênio 2022/2024: o professor e escritor Joelson Silvano de Moura.

Pela primeira vez na história da Academia, uma Assembleia diferente das tradicionais até então realizadas, seguindo o caminho da modernidade tecnológica e ocupando espaço com novos modus operandi, embora, com a preservação e manutenção de suas raízes e cerimoniais acadêmicos dentro da legislação do referido sodalício. O que se destacou, no entanto, em especial e inédito, é que nesse grande encontro, dois palcos com total interação: o virtual e o presencial com transmissão ao vivo e a participação de 51% dos acadêmicos, os quais se mostraram comprometidos com a entidade que comemora, neste ano, seus 54 anos de existência.

A ALAA, fundada em 6 de agosto de 1968, pelo professor Abdala Mameri, ocupante da cadeira de nº 1 – ad perpetuam – possui, atualmente, 36 cadeiras ocupadas por membros efetivos, tendo em sua composição, ainda, quatro a serem preenchidas para completar as 40 vagas conforme rege a legislação da entidade.

Durante mais de meio século de sua trajetória, sete presidentes conduziram a entidade: Abdala Mameri, Dr. Achiles Barbosa, Gessy Carísio de Paula, Regina Duarte Motta, Therezinha Rodrigues dos Reis, Edmar César Alves e Janice Lelis Gondin Borges. O professor Joelson Silvano de Moura será o oitavo presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari.

Joelson Silvano de Moura, professor e escritor, natural de Araguari, é filho do casal Hamilton e Onice. É casado com a professora Eliete e pai de quatro filhos: Eduarda, Miguel, Théo e Izabelly.

Formado em Ciências/Matemática com plenificação em Biologia, pela FAFI/UNIPAC; em Ciências Biológicas licenciatura pelo IMEPAC e, em Ciências Biológicas bacharelado pela UNINTER e pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental. Foi coordenador de educação ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente no projeto Sala Verde no bosque John Kennedy.

Está há mais de 20 anos como professor de Ciências pela Secretaria Municipal de Educação de Araguari. Foi diretor do C.E.M. José Inácio (Contenda) e, atualmente, está no C.E.M Professor Hermenegildo Marques Veloso e é o coordenador de cursos do Centro de Ensino Profissionalizante de Araguari – CEPAR.

Autor de dois livros, ambos lançados pela Minas Editora, em 2011 e 2014, são eles: “Contenda – uma história de sucesso”, juntamente com Sonilda Reis Cunha e “Abrindo os Portões da História – de Capão do Mato a Bosque John Kennedy”. Participou de antologias realizadas em Portugal e no Rio de Janeiro, com Poemas de sua autoria.

Joelson Silvano ocupa a cadeira de nº 11 da Academia de Letras e Artes de Araguari, cujo patrono é o escritor Monteiro Lobato.

Em suas palavras, o novo presidente da ALAA agradeceu a confiança de todos e o voto de credibilidade depositado em sua pessoa e manifestou sua satisfação e honra de poder assumir tão nobre e importante cargo dentro da diretoria executiva da entidade, demostrando, ainda, sua disposição para cumprir da melhor maneira possível seu mandato de dois anos. Parabenizou a união de todos e concitou a participação de cada um no processo evolutivo que passa o sodalício que tem vários desafios a enfrentar pela frente: “Se cada um dos acadêmicos der a sua contribuição na continuidade daquilo que ainda temos que fazer, com certeza a nossa Academia continuará a ser forte e respeitada por toda comunidade artística, cultural e social”, ressaltou Joelson Silvano de Moura.

A presidente Janice Lelis Gondin Borges foi muito elogiada e cumprimentada por todos os acadêmicos que enalteceram sua brilhante gestão e condução da entidade durante o biênio 2020/2022. Período muito difícil vivido durante a pandemia vigente, que exigiu muito trabalho, esforço conjunto e, acima de tudo, dedicação. Com sua capacidade, competência, maestria e amor incondicional ao sodalício, com criação e inovação, venceu inúmeras dificuldades, sendo seu trabalho reconhecido e coroado com muito êxito, com grandes conquistas para a entidade. Fato retratado nas palavras do acadêmico, professor Mauro Sérgio dos Santos: “Manifesto minha gratidão, reconhecimento e admiração pelo mandato irretocável de Janice à frente da Academia, bem como a atuação de toda sua diretoria e colaboradores. Na oportunidade, desejo à nova diretoria, na pessoa de seu presidente, o querido Joelson, muito sucesso. Vida longa à ALAA!”

A nova diretoria da Academia de Letras e Artes de Araguari, para o biênio 2022/2024, ficou assim constituída: Presidente, Joelson Silvano de Moura; vice-presidente, Públio Carísio de Paula; 1ª secretária, Regina Duarte Motta e 2ª secretária, Elzine Borges Beregeno; 1º tesoureiro, Eurípedes Napolião Gonçalves e 2º tesoureiro, Marcos Aurélio Faria Coelho; bibliotecária, Janice Lelis Godin Borges; relações públicas, Edmar César. Conselho Fiscal: Gessy Carísio de Paula, Idelízia da Cunha Cardoso, Luiz Cláudio Pádua Netto, Gervásia José de Deus, Lêda Maria Henrique de Pinho e Neide Dantas de Sousa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: