Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Número de furtos em janeiro no município foi o menor dos últimos nove anos

sex, 13 de março de 2020 05:24

por Luiz Muílla

Dados apurados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que as Polícias Civil e Militar registraram 125 furtos consumados durante janeiro de 2020 em Araguari – o índice mais baixo desde 2012 considerando o primeiro mês do ano.

.

.

 

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2013 foram 229 furtos consumados, enquanto que no ano passado ocorreram 198 casos no referido período. Até então, o menor números de delitos desse tipo no município havia sido registrado em janeiro de 2017 – 172 ataques criminosos contra o patrimônio.

Quando o levantamento da Sejusp considera os 12 meses do ano, a redução também é muito satisfatória. Em 2012, foram 2.701 furtos consumados, caindo para 1.797 em 2019, ou seja, uma redução de aproximadamente 40%.

ALVOS

Dos 125 furtos no último mês de janeiro em Araguari, 53 foram em residências – queda de 30% em relação ao mesmo período de janeiro do ano passado, quando ocorreram 78 delitos dessa natureza. Comparando com 2016, a redução foi de 50%.

Computando os 12 meses de 2019, os policiais registraram 648 furtos consumados em residências do município, 52 a menos do que em 2018. Os números são significativos, uma vez que nos três anos anteriores foram mais de 900 ocorrências de furtos consumados (939 somente em 2015).

Ainda conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em janeiro aconteceram 17 furtos em comércios. Em 2019, foram 30 em janeiro e 280 ao longo do ano.

BOLETIM VIRTUAL

A partir de agora, os cidadãos que precisarem registrar boletim de ocorrência para casos de furto podem solicitar o documento por meio do MG App, aplicativo do governo de Minas Gerais, ou pelo site da Delegacia Virtual. Com a inclusão do serviço em meio digital, o processo se torna mais ágil e cômodo, uma vez que não é necessário comparecer a uma unidade policial para documentar o fato.

Ao criar um registro de furto, o cidadão se compromete com a veracidade dos dados informados. Todos os registros são certificados e monitorados pela equipe de análise criminal da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Após a validação, o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por e-mail.

Uma observação importante é que, caso a vítima tenha conhecimento de quem é o responsável pelo furto, esta deve se dirigir a uma unidade policial. Apenas os casos de furto sem identificação de suspeito é que devem seguir para a Delegacia Virtual.

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computadores e celulares para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias.

Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e do Detran-MG. Pode ser acessada, ainda, pelo aplicativo do governo do Estado – MG App.
O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito com o preenchimento de formulários que são apresentados na tela de forma gradativa. Todo o procedimento é formatado para garantir o fácil entendimento de qualquer pessoa.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: