“Novembro Azul”: evento de saúde para homens acontece neste sábado
sáb, 8 de novembro de 2025 12:34Da Redação

Foto 1: No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, por meio da campanha Novembro Azul. O objetivo é incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos, além de promover a discussão sobre a importância do diagnóstico precoce.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, representando cerca de 29% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos da doença no país, o que evidencia a urgência de ações de conscientização. No Nordeste, a situação é ainda mais preocupante, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes — índice superior à média nacional.
Os sintomas mais comuns do câncer de próstata incluem dificuldades para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após urinar, diminuição do fluxo urinário, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nos estágios iniciais, o que torna o diagnóstico precoce fundamental. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, especialista em saúde masculina, que realizará os exames necessários e orientará sobre as melhores formas de tratamento.
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura. A recomendação dos médicos é que, a partir dos 50 anos, todos os homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, o acompanhamento deve ser iniciado aos 45 anos.
Em apoio à campanha de conscientização, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado, 8 de novembro, um evento de saúde para os homens. A ação acontecerá das 8h às 14h, na Policlínica Dr. Oabi Gebrim, localizada na Avenida Batalhão Mauá, 1336, no bairro Santa Helena.
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços gratuitos para a população, como:
- Alongamento e momento musical
- Aferição de pressão arterial
- Vacinação
- Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C
- Avaliação odontológica
- Liberação de guias para exame PSA (laboratorial)
- Teste de glicemia capilar
- Palestras sobre “Saúde Física do Homem” e “Saúde Bucal e Qualidade de Vida”
- Orientações sobre saúde e bem-estar
O encontro é voltado para homens a partir dos 40 anos, com foco também naqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata. A iniciativa visa promover a saúde masculina e reforçar a importância dos cuidados preventivos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...