Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Nova etapa da Operação Alerta Vermelho é desencadeada

sáb, 14 de março de 2020 05:11

Da Redação

Realizada pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, mais uma fase da Operação Alerta Vermelho foi executada no município durante a última quinta-feira, 12. A ação acontece simultaneamente em vários municípios mineiros com objetivo de fiscalizar pequenos imóveis espalhados pela cidade que não possuam o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A força-tarefa é voltada a fiscalizar edificações e áreas que ofereçam risco à comunidade. As medidas previstas através do AVCB buscam assegurar o cumprimento das normas de proteção contra incêndios e situações de pânico, garantindo o bem-estar dos cidadãos.

AVCB contem requisitos básicos para o funcionamento de um estabelecimento

AVCB contem requisitos básicos para o funcionamento de um estabelecimento

 

Encaminhada pela central em Belo Horizonte, a ordem estipula que a operação seja executada por etapas, mensalmente. A cada mês os militares visam um setor diferente, como: hospitais, museus, escolas, restaurantes, entre tantos outros estabelecimentos.

Em nota, a assessoria da Companhia informou que, embora seja extensa, nem sempre a legislação brasileira comportou normas rígidas e complexas sobre a segurança, bem como, estruturação adequada de proteção contra incêndio. O processo foi intensificado após a tragédia na Boate Kiss em 2013, iniciando a discussão sobre a urgente necessidade de prevenção.

Na época, várias normas de segurança foram desrespeitadas, como extintores que não funcionavam, público acima do permitido, alvará do Corpo de Bombeiros vencido, inexistência de saídas de emergência, dentre outras. Sendo assim, o acontecimento mostrou a importância de ações preventivas.

Nessas operações, uma equipe é montada envolvendo todo o Pelotão de Prevenção e Vistoria. Na ocasião, são realizadas vistorias de verificação em segmentos específicos. Os militares conferem se o estabelecimento apresenta o AVCB em dia, além de todos os meios preventivos, como extintores, sinalização e saídas de emergência.

De acordo com o tenente Warley Helder Conceição da Silva, foram 25 estabelecimentos vistoriados nesta semana. Deste total, quatro não funcionavam mais, 13 estavam regulares e oito irregulares. Dentre esses oito estabelecimentos, dois foram advertidos por escrito e os outros seis receberam multas.

“Essa dispensa é para aquelas edificações que em regra possuem abaixo de 200m² e que são de baixo risco. Com isso não se exige o auto de vistoria dos bombeiros. Consequentemente, não é necessário a elaboração de projeto e vistoria de liberação. Essa dispensa é feita na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – Jusemg, tudo via internet”, explicou o tenente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: