Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Segurança pública do município é discutida em reunião

ter, 13 de agosto de 2019 05:34

por Laura Alvarenga

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, uma reunião entre o tenente-coronel do 53º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (53º BPMMG) de Araguari, João Romeu Mendonça; o comandante da 9ª Região Integrada de Segurança Pública, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, deputado estadual Raul Belém (PSC) e outras autoridades para discutir e apresentar alguns aspectos relacionados à segurança pública do Triângulo Mineiro.

Durante a reunião, alguns itens foram destacados pelo deputado Raul Belém, como a lei de reintegração de posse de áreas invadidas, o retorno dos postos de atendimento aos distritos, a importância do funcionamento das 16 câmeras de monitoramento, a instalação do cinturão eletrônico [medida preventiva para coibir a entrada de criminosos em alguns municípios do Triângulo Mineiro através de câmeras de segurança], bem como a nomeação de novos investigadores da Polícia Civil.

O serviço de videomonitoramento do município, que inicialmente era exercido através de convênio com a empresa Rodoban, agora é executado pelo 53º BPMMG. As 16 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade cumprem o objetivo de ampliar o sistema de segurança no trânsito, além de auxiliar na redução dos índices de criminalidade.

Hoje, os 16 pontos de Araguari que contam o apoio das câmeras são: cinco pontos da avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo (cruzamentos com as ruas Brasil Accioly, Afonso Pena, Marciano Santos, Joaquim Modesto e avenida Bahia); cruzamento da avenida São Paulo com avenida Senador Melo Viana e nesta última com a rua 28 de Agosto. Na avenida Bahia no cruzamento com a rua Natal Mujalli; praça Manoel Bonito (cruzamento com as ruas Rui Barbosa e João Peixoto) e nas ruas Rui Barbosa com Rodolfo Paixão; Doutor Afrânio com Quinca Mariano; Marciano Santos com avenida Tiradentes; Padre Anchieta com avenida Minas Gerais e Joaquim Barbosa com avenida Porto Alegre.

Na ocasião, o comandante Cláudio Vítor, também apresentou ações realizadas pela 9ª RISP junto ao 53º BPMMG no intuito de reduzir o índice de criminalidade na região. Foi destacada, ainda, a importância de parcerias com o Consep e demais entidades locais, além das ações de iniciativa do deputado Raul Belém na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na oportunidade também estiveram presentes: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari (Acia), Leonardo Melo; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Christyano Batista; o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (Aca), Cláudio Morales; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), Bruno Brandão Neto; o diretor da Federação das Indústrias, Regional do Vale do Paranaíba (Fiemg), Mauro Cunha; o assessor jurídico da instituição, Flávio Nicolau; o presidente do Sindicato Rural, Tubertino Sena; o diretor da Subseção da Ordem dos Advogados de Araguari (OAB/MG), Dalto Umberto Rodrigues e o vereador Paulo do Vale (PV).

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: