Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Número de óbitos causados pelo coronavírus continua aumentando em Araguari

sáb, 25 de julho de 2020 13:58

 Da Redação

Há cerca de um mês, o Executivo mobilizou profissionais da rede hospitalar do município, bem como, lideranças políticas em apoio ao funcionamento do Hospital de Campanha, que foi estruturado para atender aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ao que tudo indica, a intenção de desafogar a demanda por leitos de baixa e média complexidade tem dado certo. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 24, o número de internações totais na cidade é de 33 pessoas, sendo 11 em leitos de UTI e 22 em enfermaria.

Em Araguari, pelo menos 33 pessoas seguem internadas

Em Araguari, pelo menos 33 pessoas seguem internadas

 

No entanto, os dados relacionados à doença na cidade seguem aumentando rapidamente: o informativo aponta para 1.291 diagnósticos positivos e 875 suspeitas. O número de óbitos também cresceu, pois, mais um óbito foi confirmado na cidade. A paciente do sexo feminino tinha 89 anos e era pertencente ao grupo de risco. Assim, o município totaliza 32 mortes confirmadas para covid-19. Outras quatro seguem em investigação.

A reportagem verificou que a maioria dos pacientes que vieram a falecer no município possuíam alguma comorbidade, sendo que as mais comuns são doenças crônicas e respiratórias, diabetes, cardíacas, obesidade e outras. No total, Araguari já registrou 3.970 notificações da doença e 819 pessoas já se recuperaram. Os números chamam ainda mais atenção se comparados com o mesmo período do mês de junho, quando haviam 317 confirmações da covid-19, 386 suspeitas e apenas quatro mortes confirmadas.

O cenário de crescimento também tem sido visto em Uberlândia, considerada, na região Triângulo Mineiro, a primeira em número de casos, e a segunda na lista estadual. Em uma semana, o referido município contabilizou 1.755 casos confirmados do novo coronavírus e, assim, totaliza 11.781 casos positivos da doença desde o início da divulgação dos boletins, um aumento de 17,5% durante o período. A prefeitura de Uberlândia informou ainda que, 91% dos leitos de UTI da rede municipal estão ocupados, restando apenas seis disponíveis, caso haja necessidade de internação.

A cidade também passou das 200 mortes causadas pela covid-19, como destaca os dados municipais. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde desta sexta-feira, por sua vez, mostra que mais de um quarto de todos os casos de coronavírus, ou seja, 27% estão concentrados nos 34 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte que, sozinha, concentra 15% do total, com 16.100 diagnósticos confirmados para a covid-19.

No total, o estado já registrou 106.812 casos confirmados. Com 77 novos registros em 24 horas, Minas Gerais chegou à 2.315 óbitos, tendo taxa de letalidade 2,1%.  Além disso, 24.741 pacientes ainda estão em monitoramento, sendo 11.999 casos de internação hospitalar na rede pública e privada. O novo coronavírus já atingiu 780 dos 853 municípios mineiros, o que representa 90% do estado. A boa notícia é de que houve uma redução de novos casos em todo o país.

Os dados nacionais da Semana Epidemiológica 29 – marcada entre os dias 12 a 18 de julho, encerrou com um total de 235.010 casos novos, 11% a menos (27.836 casos) que na semana anterior. O Ministério da Saúde informou que está acompanhando de perto e analisando os dados que forem registrados ao longo das próximas semanas, para verificar se essa tendência permanecerá. Já em relação aos óbitos, o período registrou 7.303 mortes causadas pelo vírus, indicando que houve uma estabilização, já que na semana anterior foram registrados 7.204 óbitos. O Brasil também registrou cerca de 1.570.237 pessoas recuperadas da doença.

No mundo todo, estima-se que cerca de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com covid-19 já se recuperaram, além disso, o número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (633.156), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (68,6%). As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: