Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Justiça do Trabalho inicia quarta edição da Semana Nacional da Execução

qua, 24 de setembro de 2014 01:58

DA REDAÇÃO (com assessoria) – A Justiça do Trabalho realiza, desde segunda-feira, 22, a 4ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, esforço concentrado para encerrar, definitivamente, milhares de processos que tenham condenação transitada em julgado, mas nos quais os trabalhadores ainda não recebem o que lhes é devido.

A Semana da Execução segue até sexta-feira, 26, e mobiliza Varas do Trabalho, os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho, principalmente por meio de audiências de conciliação, que reúnem credores e devedores visando ao pagamento de dívidas trabalhistas.

Até 2012, existiam mais de 2,7 milhões de processos trabalhistas na fase de execução.

Pesquisa

Além das conciliações, o trabalho se concentra também em pesquisas para identificação de bens dos devedores, com a utilização de ferramentas eletrônicas como o BacenJud (contas bancárias), Renajud (veículos) e Infojud (bens constantes da declaração à Receita Federal). Localizados os bens, a Justiça pode dar continuidade a processos até então parados à espera da iniciativa do devedor.

Outra frente é a reavaliação de processos em arquivo provisório por falta de bens a serem penhorados, com novas tentativas de sensibilizar os devedores. No último dia, como nas edições anteriores, será realizado um leilão nacional de bens penhorados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: