Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Globo Rural visita Araguari em série de reportagens “Caminhos da Safra”

sex, 19 de setembro de 2014 00:05
Um dos maiores terminais de recepção, armazenagem de grãos e transbordo da America Latina está em Araguari

Um dos maiores terminais de recepção, armazenagem de grãos e transbordo da América Latina está em Araguari

.
DA REDAÇÃO – Equipes de repórteres e fotógrafos da revista Globo Rural percorreram, de caminhão, as principais rotas de escoamento agrícola do país, incluindo portos e ferrovias. O percurso englobou seis trechos num total de 7 mil quilômetros, passando por 10 Estados na série de reportagens denominada “Caminhos da Safra”. Durante o percurso, a equipe esteve em Araguari.

O resultado desse trabalho foi discutido na terça-feira, 16, na sede da Editora Globo em São Paulo, no Fórum Caminhos da Safra. Mediado pelo diretor de redação de Globo Rural, Bruno Blecher, o debate reuniu lideranças do agronegócio e especialistas em infraestrutura logística, como Luis Carlos Correia de Carvalho, presidente da Abag; o maior frotista brasieliro, Claudio Adamucho; o presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato e Luiz Antonio Fayet, consultor de logística da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

Na ocasião, Blecher disse que Araguari foi visitada no trecho Rio Verde/Tubarão e abriga um dos maiores terminais de recepção, armazenagem de grãos e transbordo da América Latina.

O terminal de Araguari é considerado pela VLI seu melhor equipamento. Em operação desde fevereiro de 2012, o terminal tem capacidade de estocagem de 126 mil toneladas (120 mil no mega armazém e 6 mil em um silo anexo).

Os roteiros percorridos foram: Santos (SP) a Sorriso (MT); Cascavel (PR) a Paranaguá (PR); Luis Eduardo Magalhães (BA) a Cotegipe (BA); Palmas (TO) ao Porto de Itaqui (MA); Sorriso (MT) a Santarém (PA); Rio Verde (GO) ao Porto de Tubarão (ES).

Esta é a terceira edição do projeto “Caminhos da Safra”. A situação das rotas de escoamento agrícola, investimentos e suas particularidades serão publicados na edição de outubro da revista Globo Rural.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: