Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Forças de Segurança Pública iniciam Campanha alertando os perigos do uso de linhas cortantes

sex, 24 de julho de 2020 09:35

Da Redação

Campanha tem objetivo de alertar a população sobre os riscos do uso de cerol e linha chilena

Campanha como objetivo , alertar a população sobre os riscos do uso de cerol e linha chilena

As forças de Segurança Pública de Minas Gerais iniciaram, nesta semana, uma campanha online com o intuito de alertar a população sobre os riscos do uso de cerol e linha chilena e incentivar a denúncia do comércio ilegal desses materiais. Batizada de “A Vida por um Fio”, a campanha é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.

A iniciativa conta com vídeo e peças gráficas com alertas e dicas de segurança que serão divulgados pelas redes sociais da Sejusp e das demais forças. O objetivo é minimizar os acidentes envolvendo linha chilena e cerol e também fazer com que mais pessoas denunciem o comércio ilegal de linhas cortantes em todo o Estado, por meio do Disque Denúncia Unificado (DDU), o 181.

Em 2020, somente no primeiro semestre, foram recebidas 143 denúncias – número que, com a campanha, tende a crescer ainda mais.

A lei estadual que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares está em vigor desde dezembro do ano passado. A multa para quem for flagrado vendendo linhas cortantes varia de R$ 3.590 a R$ 179 mil (para casos de reincidência). Quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais serão notificados da autuação e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.

 

DICAS

Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.

Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.

Não empine pipa em cima de lajes e telhados.

Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

Tenha cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode haver algum buraco ou tráfego de veículos.

Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles mesmo sem cerol. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.

Se a pipa se enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.

Ao correr atrás das pipas, tenha muito cuidado com o trânsito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: