Quarta-feira, 13 de Março de 2024 Fazer o Login

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência chama a atenção para a importância da inclusão

qua, 23 de setembro de 2020 11:00
Devido à pandemia, esse ano não foi realizada atividades alusivas à data que lembra a luta das pessoas com deficiência

Devido à pandemia, esse ano não foi realizada atividades alusivas à data que lembra a luta das pessoas com deficiência

Anualmente, o mês de setembro é marcado por várias campanhas de conscientização e, uma delas diz respeito inclusão social. Para reforçar tal importância, o dia 21 de setembro foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No entanto, a mobilização já era destacada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais que pretendiam chamar a atenção para a necessidade de serem retirados os obstáculos que impedem a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Segundo verificou a reportagem, a data foi escolhida por sua proximidade com o início da primavera, representando o renascimento e a luta pela inclusão, reforçando ainda a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à integração das pessoas com deficiência em toda a sociedade. Segundo verificou a reportagem, estima-se que há 1.240.000 pessoas com algum tipo de deficiência em Minas Gerais. Por sua vez, o último censo do IBGE, quase 45 milhões de brasileiros – cerca de 23% da população declararam ter algum tipo de deficiência física ou mental. Desses, apenas 441.339 mil estavam empregados em 2017.

No município, a data foi lembrada pela Associação dos Deficientes Físicos de Araguari (Adefa), porém, devido à pandemia causada pela covid-19 não foram realizadas atividades alusivas às comemorações. Diante disso, além de prestar um agradecimento extensivo a todas as entidades engajadas nessa luta, a presidente Adriana Bernardes ressaltou as principais conquistas e dificuldades enfrentadas atualmente.

“Os direitos das pessoas com deficiência evoluíram ao longo dos anos, mas ainda temos muito a fazer para manter essas conquistas. Desta forma, comemoramos o dia 21, lembrando de todas as coisas que já conseguimos, mas sempre buscando garantir a nossa efetiva inclusão na sociedade. Em Araguari, já conseguimos ter maior atuação devido ao apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD), presidido por Vicente Chaves, que vem trabalhando em ações voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Araguari, ” afirmou.

Setembro é considerado especial para a inclusão das pessoas com deficiência

Setembro é considerado especial para a inclusão das pessoas com deficiência

Ainda segundo ela, entre os principais direitos que precisam ser mantidos é a cota de emprego para pessoas com deficiência que garante a acessibilidade e que reservam uma porcentagem de vagas no trabalho em empresas privadas e no serviço público, estas últimas dependem de prévia aprovação em concurso público. Cabe ressaltar que, desde a Constituição de 1988, que assegurou direitos, como acesso ao mercado de trabalho, uma série de atos normativos buscaram ampliar a inclusão das pessoas com deficiência, entre os quais se destacam a incorporação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2008), com equivalência à uma Emenda Constitucional, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, também conhecida como Lei Brasileira da Inclusão.

A presidente ressalta ainda que a Associação também precisa do apoio da população e principalmente do poder público. “Estamos trabalhando com recursos próprios, pois, não recebemos apoio financeiro de empresas ou outras entidades. Neste sentido, temos enfrentando certas dificuldades, mas acreditamos que juntos poderemos trabalhar em prol da pessoa com deficiência, ” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: