Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (31/10)

sáb, 31 de outubro de 2020 12:46

Abertura da redação

 

ALERTA

A secretaria de trânsito de Araguari emitiu nota solicitando atenção aos condutores sobre o cruzamento da avenida Geraldo Teodoro com rua Inhambus. O cruzamento em questão está em fase de análise do comportamento de tráfego e formação de filas. Novos ajustes serão realizados para otimização no ponto mencionado na próxima semana. Dependendo da dinâmica do tráfego, o mesmo poderá ficar no intermitente até a conclusão da análise.

 

ATÉ QUE ENFIM

O cruzamento tem um trafego intenso e é um local de diversos acidentes. Enfim, a prefeitura resolveu colocar os semáforos, depois de muitos pedidos da comunidade e também dos vereadores para que essa intervenção fosse realizada.

 

CUIDADO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuva de até 100 mm acompanhada de ventos intensos, variando de 60 a 100 km/h e queda de granizo para 518 cidades de Minas Gerais e Araguari está entre essas cidades. O alerta é válido até às 11h deste sábado (31 de outubro). O alerta é válido para as regiões metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba e Central. O Inmet alerta que a chuva forte pode causar corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, e orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de ventos fortes por causa do risco de descargas elétricas e queda de árvores. Além disso, se possível, é orientado que aparelhos elétricos sejam desligados.

 

TRISTEZA

A prefeitura de Araguari divulgou ontem o boletim da Covid-19 com a ocorrência de mais um óbito no Município. Com mais essa perda, Araguari chega 100 mortes pela doença, número que assusta os moradores da cidade e cada vez mais liga o sinal de alerta para os cuidados. A prefeitura de Araguari ainda divulgou que os leitos de UTI estão 65% ocupados por COVID-19.

 

RETA FINAL

Faltam 15 dias para as Eleições 2020, cujo primeiro turno será realizado em 15 de novembro, e muitos brasileiros ainda têm dúvida sobre em quais candidatos vão votar. Para auxiliar os eleitores na sua escolha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o perfil dos concorrentes dos cargos em disputa no DivulgaCandContas, disponível no Portal TSE. Nesse espaço, estão informações diversas sobre os candidatos, tais como biografia, número que utiliza na campanha e na urna, partido e situação da candidatura. Além disso, é possível conhecer a composição da coligação que o apoia (se for o caso), o site do candidato, o limite de gastos de campanha e a proposta de governo, bem como a descrição dos bens que possui e respectivos valores. A consulta ao perfil dos candidatos também pode ser realizada nos assistentes virtuais nas redes sociais do TSE. Para isso, visite os perfis oficiais do Tribunal (@TSEJus no Facebook e @TSEjusbr no Twitter), envie uma mensagem pelo botão em destaque e, nesse campo, pergunte sobre os candidatos desejados ou navegue pelo menu de opções.

 

MAIS

No DivulgaCandContas, ainda é possível consultar os valores arrecadados pelo candidato para a campanha eleitoral e o quanto foi gasto até o momento. Para isso, é preciso verificar as receitas e as despesas na mesma página de cada político. Todos estão obrigados a declarar o que entrou e o que saiu da sua conta de campanha a cada 72 horas, contadas do recebimento do dinheiro. A regra está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

 

COLA ELEITORAL

Após consultar os candidatos e decidir em quem votar, os eleitores podem utilizar a chamada “cola eleitoral”, disponível no Portal do TSE, para anotar o número dos escolhidos. A medida é importante para a lembrança dos números no dia da votação, além de reduzir o tempo de permanência na seção eleitoral, detalhe importante nesses tempos de pandemia de Covid-19. Também já está no ar o simulador de votação, com candidatos fictícios, para que o eleitor possa treinar o voto na urna eletrônica antes de chegar à sua seção eleitoral.

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Já que não precisa de estudo para cargos políticos, porque de quatro em quatro anos não trocar todos, assim dava oportunidade para muitos serem. Tem gente que quer fazer carreira política nas câmaras municipais, estaduais e federais. Tem gente que quer passar a vida inteira mamando na maré mansa. Não demora estamos aposentando analfabetos com mais de vinte mil por mil. Também a culpa é do povo que se deixa enganar por troca de favores. Já vi um grupinho que trabalha na limpeza das avenidas dizendo que tinha conservar um certo fulano na câmara provavelmente deve ser porque ganha alguma coisinha cuja caridade é feita com o chapéu dos outros. Nunca vi tanta pobreza de espírito. Vai estudar, vai tentar ser alguém na vida. Larguem de ajudar malandros a ficarem cada vez mais ricos. Quem já mamou demais tem que sair.

  2. Anônimo disse:

    Na verdade eu vou lá é para anular, porque é uma política suja e rasteira. Eles fazem política é falando mal do governo do outro. Ninguém está nem aí para a cidade, o importante é encher o bolso de dinheiro. Tem gente que o ano que vem vai voltar a ter a água de graça, como já tinha a décadas e gente que pode pagar e os pobres continuam pagando. Vai virar uma bagunça o ano que vem porque tem gente que o interesse é encher a prefeitura com a sua panela de urubus famintos. Dependendo de quem ganhar o cargo maior, será que vai ter direito de escolher os seus, ou será outra pessoa que vai impor e não deixar o prefeito fazer isso. Galinha que caminha com pato, morre afogada.

Deixe seu comentário: