Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cartório eleitoral divulga cuidados e novidades sobre as atividades de mesários na eleição municipal

ter, 25 de agosto de 2020 01:05

Da redação

TRE-MG encaminhará para Araguari EPIs

TRE-MG encaminhará para Araguari EPIs

Em Araguari, entre essa semana e a próxima, deve ocorrer o início das convocações de mesários para atuarem na eleição municipal, que acontece no dia 15 de novembro. Conforme regulamentação, o chefe da 16ª Zona Eleitoral em Araguari, Fernando Guetti, explica que a convocação pode ser feita via whatsapp, correios, e-mail e presencial através de oficial de justiça, quando a pessoa não for localizada pelos outros meios.

A eleição 2020 será realizada com os cuidados necessários, portanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) irá encaminhar para Araguari os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras de proteção e álcool em gel, para contemplar todos os mesários. No total, são 256 seções de votação, sendo quatro mesários para cada uma delas, somando 1024 pessoas.

Os convocados que se enquadram no grupo de risco para contágio da Covid-19 devem comparecer ao cartório eleitoral portando documentos para comprovação. Assim que houver a dispensa, novo mesário será convocado.

Sobre o mesário voluntário, o chefe do cartório destaca que os interessados podem realizar o cadastro na sede do cartório em Araguari  ou pelo site do TRE , em campo destinado a esse fim. “Pelo site, após efetuar o cadastro entraremos em contato para realizar a convocação”, disse Guetti.

Em entrevista, o chefe do cartório informa que houve inovação em Araguari. Termo de cooperação foi celebrado entre o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e o Centro Universitário Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos), que irá considerar como atividades extracurriculares as horas trabalhadas pelos mesários, não se limitando ao curso de Direito.

“O aluno do Imepac de qualquer curso é contemplado no termo de cooperação. Depois da realização do trabalho como mesário, o aluno receberá a certidão como mesário voluntário universitário, da Justiça Eleitoral, comprovando o período trabalhado. A justiça eleitoral agradece o apoio do Imepac pela celebração de termo de convênio institucional”, destaca o chefe do cartório.

O treinamento dos mesários será feito exclusivamente pela internet por meio do formato EAD (Educação a Distância) e também em Aplicativo. “Seja no EAD ou no App será gerado certificado que será validado eletronicamente. O mesário apresenta no cartório, verificamos a validação e emite a certidão de treinamento, sendo que a legislação eleitoral garante que esse dia de treinamento também vale para efeito de concessão de dois dias de folga, assim como ocorre no dia da eleição, isto é, são quatro dias de folga no total”, acrescenta Guetti.

O atendimento pode ser realizado no próprio cartório, com sede na rua Dr. Afrânio, nº 124, Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, ou pelos telefones de contato: (34) 3242-2277 ou (34) 3690-3156

1 Comentário

  1. Adriana Maria dos Santos disse:

    Como cadastrar como mensaria

Deixe seu comentário: