Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Alunos da rede pública de ensino recebem kit merenda escolar

qui, 20 de agosto de 2020 01:15

Da Redação

Os alimentos serão distribuídos na próxima semana para os pais que já fizeram o cadastro dos estudantes

Os alimentos serão distribuídos na próxima semana para os pais que já fizeram o cadastro dos estudantes

Em todo o estado, as escolas estão realizando a distribuição dos kits alusivos à merenda escolar para as famílias de todos os alunos que estão regularmente matriculados na rede pública de ensino. A iniciativa segue as orientações do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei 13.987 que autoriza em caráter excepcional a distribuição de alimentos aos estudantes, durante o período de suspensão das aulas em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.

A verba foi concedida pelo FNDE/PNAE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Programa Nacional de Alimentação Escolar). Assim, as escolas estão se organizando para disponibilizar os kits contendo arroz, feijão, verduras, bolacha e óleo. Em Araguari, cada instituição da rede estadual ficou responsável por montar os kits e também definir um cronograma, com dias e horários preestabelecidos, para fazer a distribuição.

A medida tem como propósito não promover aglomeração e garantir todos os cuidados necessários de higiene para não propagação da covid-19, zelando, assim, pela saúde e bem-estar dos estudantes e seus familiares. Diante disso, a orientação das direções é de que os pais e responsáveis entrem em contato com a unidade que o estudante está matriculado via whatsapp ou através das redes sociais. “Todas as escolas possuem grupos de whatsapp com turmas de alunos para facilitar o contato, sendo o cadastro enviado através destes. Informações também têm sido divulgadas nas páginas de facebook das escolas”, afirmou o professor Marcos Lander.

Sobre a continuidade do programa, ele ressaltou que o governador ainda não passou as devidas informações, o que dependerá da liberação ou não do retorno das aulas. Na rede municipal, os alunos matriculados também têm recebido um kit com produtos advindos da agricultura familiar, uma vez que o município firmou um contrato administrativo com produtores rurais por meio da cooperativa dos agricultores familiares de Uberlândia e região (COOPERAF).

A primeira entrega aconteceu no dia 12 de agosto, totalizando aproximadamente seis mil e quinhentos kits. O trabalho contou com o apoio do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), que acompanhou todas as etapas do processo, desde o recebimento dos alimentos na Secretaria Municipal de Educação, até a distribuição dos kits para os pais. Desta forma, aqueles que estudam nas escolas municipais receberem frutas, verduras e legumes. Além desses itens, os alunos das creches também receberão leite in natura, segundo informações da pasta municipal.

A reportagem verificou que a entrega dos produtos será feita de forma quinzenal. A previsão da secretaria é de que a próxima entrega aconteça no dia 26, no entanto, cabe ressaltar que, o prazo para o cadastramento para esta etapa terminou nesta quarta-feira, 19. “Não podemos aceitar os cadastros até na última hora, pois, temos que fazer a logística junto aos fornecedores, levado em conta a quantidade de kits e de alunos cadastrados.  Desta forma, aqueles que se cadastrarem a partir de hoje serão incluídos na terceira entrega dos alimentos”, explicou a secretária de Educação Cristiane Nery.

Para aqueles que ainda não fizeram a solicitação, a secretária recomenda que entrem em contato com os centros de ensino para o preenchimento da ficha de solicitação do kit, que é padronizado, contendo os alimentos básicos, que são utilizados na preparação da merenda nas escolas. O mesmo é distribuído por aluno e não por família. “Vale ressaltar que os alimentos obtidos são oriundos da agricultura familiar e não se tratam de cestas básicas, mas sim de um complemento alimentar. Na próxima semana vamos detalhar como o recurso tem sido utilizado e quais os produtos precisamos oferecer aos alunos”, finalizou.

1 Comentário

  1. Suzana disse:

    Mais aqui na minha cidade só escola do meu menino que vai dar esse kit 1 vezes só esse mês. Na escola da minha outra menina rede pública eles avisaram que ia dar o kit não deram…na cidade da minha irmã eles ia dar 50 reais até hoje durante essa pandemia inteirá não deram em muzambinho….nem na minha cidade em Cabo verde Minas Gerais. .

Deixe seu comentário: