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Neuropsi – Autismo

qui, 2 de abril de 2015 09:00

Abertura-neuropse

1- O que é campanha Acenda uma luz pro Autismo?

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno acomete cerca de 1% da população brasileira, mas ainda é muito desconhecido pela população e até por parte da classe médica.

As ações fazem parte do movimento mundial “Light it up blue”, ou “Acenda a luz azul”, para chamar a atenção para o transtorno que, apesar de sua gravidade, ainda é muito pouco diagnosticado.

2- Como se define Autismo?

O autismo nada mais é do que um tipo de comportamento que se caracteriza por três aspectos fundamentais. Primeiro: são crianças que parecem não tomar consciência da presença do outro como pessoa. Segundo: apresentam muita dificuldade de comunicação. Não é que não falem, não conseguem estabelecer um canal de comunicação eficiente. Terceiro: têm um padrão de comportamento muito restrito e repetitivo. Atualmente, qualquer indivíduo que apresente esses sintomas, em maior ou menor grau, é caracterizado como autista,  Os três principais sintomas são: problemas com a linguagem, na interação social e no comportamento (que é restrito e repetitivo)

É muito difícil imaginar estes desvios juntos. Um exercício que pode ajudar é o  de imaginar-se na China, ou em um país de cultura e língua desconhecidas, com as mãos imobilizadas, sem compreender os outros e sem possibilidades de se fazer entender. É por isso que o autismo recebeu também o nome de Síndrome de “Ops! Caí no Planeta Errado!”.

3-Qual a incidência do Autismo?

De acordo com estudos recentes o autismo seria quatro vezes mais frequente em pessoas do sexo masculino. O autismo incide igualmente em famílias de diferentes raças, credos ou classes sociais.

Estima-se que em cada 88 nascimentos, ao menos um bebê apresente algum grau de autismo.

4-Como se faz Diagnóstico?

A identificação precoce precisa ser feita o mais depressa possível para que crianças com autismo possam ter acesso a ações e programas de intervenção com melhores resultados. Os casos em que há suspeita de autismo na infância devem ser analisados principalmente por neuropsicólogos, neuropediatras.

5-Quais são as caracteristicas motoras comuns nos autistas?
Correr de um lado para o outro, bater palmas ou chacoalhar as mãos para cima e para baixo (movimento chamado de flapping)

Têm ações atípicas repetitivas, como alinhar/empilhar brinquedos, observar objetos aproximando-se muito deles, prestar atenção exagerada a certos detalhes de um brinquedo.

Dificuldade de se aninhar no colo dos cuidadores ou extrema sensibilidade em momentos de desconforto.

6-E na fala?

Muitos repetem palavras que acabaram de ouvir, imitam falas ou “slogans/vinhetas” que ouviram na televisão sem sentido contextual.

Pode haver características peculiares na entonação e no volume da voz.

Algumas crianças com autismo deixam de falar e perdem certas habilidades sociais adquiridas entre um e dois anos de idade de forma gradual ou súbita.

Dificuldade de encontrar formas de expressar diferentes sentimentos, preferências e vontades

7-E as sensoriais?

É comum o hábito de cheirar ou lamber objetos; sensibilidade exagerada a determinados sons (como liquidificador ou secador de cabelos), insistência visual em detalhes de objetos ou naqueles que têm luzes que piscam e/ou emitem barulhos, bem como nas partes que giram (como ventiladores).

8- Os autistas devem frequentar escolas comuns?

Quando se pensa em termos de inclusão, é comum a idéia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais, e não crianças iguais a ela ou crianças que apresentam quadros mais graves. Pode-se dizer, inicialmente, que a criança com autismo, quando pequena, raramente imita outras crianças, passando a fazer isto apenas após começar a desenvolver a consciência dela mesma, isto é, quando começa a perceber relações de causa e efeito do ambiente em relação a suas próprias ações e vice-versa. Algumas crianças que têm autismo podem demorar muito neste processo de aquisição da consciência sobre si próprio, e outras podem jamais vir a desenvolvê-la. Um atendimento especializado, antes da inclusão numa escola regular, pode ajudar a criança a desenvolver a consciência de si mesma, preparando-a para utilizar-se de modelos, posteriormente. Acenda uma luz pro Autismo!!

1 Comentário

  1. Márcia Reis disse:

    Gostaria de saber se esistem pesquisas sobre a consciência do autista em relação ao mundo e em relação a si mesmo. Quais os cientistas que estudaram?
    Obrigada.

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