Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Mutirão “Direito a Ter Pai” abre inscrições na próxima semana em Araguari

qui, 25 de agosto de 2022 10:31

Da Redação

 

A 10ª edição do Mutirão “Direito a Ter Pai” estará com inscrições abertas a partir da próxima quinta-feira, 1º, e se estenderá até o dia 30 de setembro, numa iniciativa anual da Defensoria Pública de Minas Gerais, considerada importante para a formação de vínculos de afetividade, sociabilidade e identidade das crianças.

A Defensoria Pública em Araguari está localizada na rua Olegário Maciel, 272, Centro, com expediente ao público das 13h às 17h. A inscrição é gratuita. Os documentos básicos para o cadastro são: certidão de nascimento do menor, RG, CPF (obrigatórios para maiores de 16 anos) e endereço completo da mãe, além de nome e endereço completo do suposto pai.

Ano passado, no município, o mutirão foi realizado em outubro, tendo como resultado a realização de seis exames de DNA e dois reconhecimentos voluntários de paternidade, sendo estabelecida a guarda das crianças, bem como definidos os alimentos. A ação ocorreu de forma tranquila, com a coleta de material ao longo do mês, respeitando todas as regras de segurança sanitária.

O registro de nascimento com o nome do pai é importante e definitivo e faz com que a criança, o adolescente ou o adulto tenha a sensação de cidadania, de pertencimento, e, nesse sentido, contribui para estancar a espiral da desarticulação familiar que pode levar a consequências graves, como a criminalidade e a gravidez na adolescência.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: