Mutirão de limpeza é aposta para combate à dengue em Araguari
ter, 19 de novembro de 2013 14:41TALITA GONÇALVES – Quando o assunto é dengue, nem mesmo o resultado positivo do último Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegipty ( LIRAa) é motivo para diminuir o ritmo das ações de combate em Araguari. Na pesquisa divulgada em outubro, a infestação foi de 0.8%, abaixo do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Uma das apostas para reduzir os criadouros e sensibilizar a população é o mutirão de limpeza, que deve acontecer em todas as regiões da cidade nos próximos quatro finais de semana.
Para o coordenador do Controle da Dengue, Wellington Colenghi, não há o que comemorar. A secretaria Estadual de Saúde declarou alerta de Epidemia para o próximo ano em Minas Gerais, por isso, todo cuidado é pouco. Como forma de deixar a mobilização mais eficiente, os resultados do LIRAa, que aponta a infestação específica de regiões da cidade e os principais criadouros, serão tomados como padrão. “Os agentes que trabalham em cada localidade tem uma noção das residências que precisam receber atenção especial,” ressaltou ele.
Um exemplo disso é o índice de depósitos. Caixas d’água ao nível do solo representam 35% dos criadouros, fato que segundo o coordenador, está ligado ao recente problema de abastecimento em alguns bairros. “Com medo de faltar água, algumas pessoas começaram a armazená-la,” explicou. O segundo tipo de criadouro mais frequente são os vasos de plantas e bebedouros de animais, com 25%.
O mutirão de limpeza receberá o apoio dos grupos de encontro conjugal das paróquias araguarinas, que comemora 35 anos em atividade. No dia 23, o bairro São Sebastião receberá também o Dengômetro Móvel, ponto para troca de materiais recicláveis por objetos escolares.
CRONOGRAMA DO MUTIRÃO DE LIMPEZA
NOVEMBRO
- DIA 23 – bairros: Goiás, São Sebastião, Alan Kardec e Vieno. Pontos de apoio: Posto de Saúde do bairro Goiás (praça Santo Antônio) e ESF do bairro São Sebastião (avenida das Palmeiras, 60) onde estará o Dengômetro Móvel.
- DIA 30 – bairros Paraíso, Miranda, Alvorada e Jóquei Clube. Ponto de apoio: ESF bairro Miranda I, na rua Florestina, 79, bairro Miranda.
DEZEMBRO
- DIA 7 – bairros Fátima I, Fátima II, Maria Eugênia e Brasília. Ponto de apoio: ESF Maria Eugênia, na avenida Maria Abadia da Costa, 422, bairro Brasília
- DIA 14 – bairros Aeroporto, Santa Helena, Gutierrez e Novo Horizonte. Ponto de apoio: ESF bairro Gutierrez, na avenida do Contorno, 48.
** Horário: das 7 às 11h e das 13 às 17h
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Artigos 24ª Conferência Nacional da OAB bate recorde no Guinness Book seg, 4 de dezembro de 2023
- Coluna: Radar (01/12) sex, 1 de dezembro de 2023
- Escola Professor Hermenegildo publica nota de repúdio contra as acusações realizadas nas redes sociais sex, 1 de dezembro de 2023
- Solenidade de posse da nova mesa diretora e do novo quadro de conselheiros de saúde, acontece hoje sex, 1 de dezembro de 2023
- Arabesque realiza espetáculo “Portas que Abrem o Mundo em Nós” sex, 1 de dezembro de 2023
- Varas Criminais da Comarca preparam listas de jurados para servirem em 2024 sex, 1 de dezembro de 2023
- BR050 volta a registrar acidente fatal sex, 1 de dezembro de 2023
- Suspeito de manter mulher em cárcere privado é preso em rodovia sex, 1 de dezembro de 2023
- Coluna: Da Redação (30/11) qui, 30 de novembro de 2023
- Coluna: Direito e Justiça (30/11) qui, 30 de novembro de 2023
> > Veja mais notícias...