Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Música, dança e brincadeiras: “Novembro Negro” será encerrado com programação especial

sáb, 17 de novembro de 2018 05:35

por Carolina Rodrigues

Atividades são de realização da Central Única das Favelas de Araguari

No mês em que é celebrada a Consciência Negra, denominado “Novembro Negro”, a Cufa Araguari (Central Única das Favelas) promove várias atividades e conta com vasta programação. Este ano, juntamente com a secretaria municipal de Esportes e Juventude, fará o encerramento do mês com uma movimentação especial, que acontece a partir das 14 horas do próximo domingo, dia 25. Através do projeto “Ruas, Cultura e Movimento”, será promovida uma tarde com muita música, dança e brincadeiras em frente ao Palácio dos Ferroviários.

- Evento contará com a gravação do EP do músico araguarino Negro Ronei

Evento contará com a gravação do EP do músico araguarino Negro Ronei

Entre as atividades previstas estão o desfile ‘Beleza Negra’, a gravação do EP de samba do cantor Negro Ronei, a graduação de capoeira dos jovens que participam das oficinas ministradas na Cufa e mini palestras reflexivas à importância da consciência negra.

O coordenador geral da entidade, Agnaldo Daniel da Silva (Mestre Zulu), afirma que este ano não haverá concurso de beleza, sendo apenas apresentação de tendências. O desfile contará com jovens – homens e mulheres – entre 15 e 25 anos realçando a beleza negra de Araguari. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente na terça-feira, dia 20; basta ir até a sede da Cufa, a partir das 18 horas até às 21 horas.

Além disso, a tarde será animada com muito samba na voz de Negro Ronei. A partir das 17 horas, o cantor dará início à gravação de seu primeiro EP. A reportagem do Gazeta do Triângulo conversou com o músico araguarino que se diz empolgado para o show; “é a primeira vez que faço uma gravação no meu nome e espero que seja o melhor possível. Em questão de áudio será o melhor de tudo com que trabalhei”.

Nas mídias sociais, o músico reforçou o convite para toda a população: “Alô meu povo! Chama todo mundo aí, que domingo dia 25/11 vai rolar aquela tardezinha diferenciada para todos vocês! Desfile beleza negra, música boa e muita diversão para todos os gostos e idades! Vem que vem com tudo!”.

Estação Juventude

O “Novembro Negro” de Araguari também foi marcado pelo lançamento do Estação Juventude 2.0; um programa que integra o Brasil Mais Jovem 2018 e está firmado pelos pilares da educação, arte e inclusão social. O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude, e o município foi um dos 28 beneficiados.

Mestre Zulu, que é o coordenador geral do programa, afirma que um dos indicadores sociais para a aprovação do projeto foi justamente a questão da mortandade da juventude negra araguarina.

O projeto terá duração de 18 meses e irá oferecer um ciclo de 22 oficinas gratuitas para jovens entre 15 e 29 anos; além disso, haverá fóruns de discussão sobre políticas públicas de juventude. Ao total, cerca de 900 pessoas devem ser beneficiadas, direta e indiretamente.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, mas durante todo o mês são desenvolvidas atividades em âmbito nacional com o intuito de refletir sobre a luta pela igualdade étnico-racial. A data escolhida é referente ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965, considerado um ícone da resistência do negro à escravidão.

Quando questionado sobre a importância da data, que é decretada feriado em vários Estados e municípios, o cantor Negro Ronei pontua: “acredito que para todos nós, afrodescendentes ou não, é de muita importância resgatar, relembrar e aprender sempre com a nossa história, de onde viemos, o que passamos e até porque estamos aqui. Só assim poderemos nos conscientizar e ensinar para as novas gerações o quanto é importante lutar pelos nossos direitos, e, nos dias de hoje, falar por aqueles que um dia, lá atrás, também lutaram por nós”.

Da mesma forma, o coordenador da Cufa Araguari ressalta que é uma ocasião dedicada à reflexão; “consciência todas as pessoas possuem, então o mês é importante para fazer refletir. O ‘Novembro Negro’ é um momento para que todos pensem a respeito do preconceito e as formas de discriminação, além de maneiras de tornar a sociedade mais fraterna, igualitária e humana”, finaliza.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: