Município de Araguari busca adesão ao SISBI com treinamento de Inspeção de Aves
qua, 9 de janeiro de 2019 05:14Com Assessoria
Por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios e do SIM – Serviço de Inspeção do Município, Araguari pleiteia adesão ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA.
O município participa do SIM, porém segundo as regras, só é possível fazer a comercialização dos produtos das empresas cadastradas dentro de Araguari. O SIM possui nove empresas cadastradas: dois abatedores de frango; dois laticínios; três fábricas de produtos de carne; uma fábrica de produtos embutidos e um apiário. São empresas que geram direta e indiretamente cerca de 400 vagas de trabalho em nosso município.
A equipe técnica é composta de um diretor, nove Fiscais Sanitários, um Médico Veterinário, uma Técnica em Alimentos e dois Estagiários de Medicina Veterinária, que passaram por treinamento nos dias 7 e 8 de janeiro, focando a Inspeção de Aves. O treinamento foi realizado pela Dra. Cintia Lorena e Dr. Sergio Adachi.
Segundo o diretor do SIM, Mayron Ramos Alves Resende, com a adesão ao SISBI, os produtos poderão ser comercializados em todo o território nacional, ”Araguari está situada em um lugar privilegiado, com uma das principais rodovias, a BR-050. Dessa forma, fazendo parte do SISBI, várias empresas viriam para nossa cidade, aquecendo a economia e gerando mais empregos e desenvolvimento.”
Mayron Ramos também afirmou que outro treinamento acontecerá em fevereiro. “No dia dois de fevereiro vai acontecer, na sede do SIM, outro treinamento com o Dr. Valmir Tunala, aposentado do Ministério da Agricultura e irá abordar as boas práticas de fabricação, procedimento sanitário operacional e procedimento padrão de higiene operacional.”
Segundo o prefeito Marcos Coelho (MDB), “nossa gestão tem como objetivo trazer cada vez mais desenvolvimento para Araguari e, conseguindo essa adesão, iremos aquecer o comércio local, gerando aumento de renda, mais empregos e mais desenvolvimento econômico.”
SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
O SISBI é um dos quatro subsistemas brasileiros de inspeção e fiscalização pertencente ao SUASA.
O SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária é um sistema de inspeção, organizado de forma unificada, descentralizada e integrada entre a União (através do Mapa), que coordena o sistema, como Instância Central e Superior, os estados e Distrito Federal, como Instância Intermediária e os municípios, como Instância Local, através de adesão voluntária.
Seu objetivo é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
