Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município convida população a atualizar os cartões de vacinação

ter, 6 de outubro de 2020 20:35

Da Redação

Previsão é de que 95% do público alvo seja vacinado

Previsão é de que 95% do público alvo seja vacinado

Começou nesta segunda-feira, 5, duas campanhas de vacinação simultâneas do Brasil, uma contra a poliomielite e outra no sentido de atualizar a caderneta vacinal. A imunização ocorrerá até o dia 30 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde dos municípios brasileiros. Diante da meta estipulada pelo Ministério da Saúde em atingir cerca de 95% do público alvo, também há a recomendação para que a população não negligencie a atitude mesmo em tempos de pandemia.

 

Na oportunidade, o órgão reforçou que, a vacinação é extremamente importante para manter a imunidade das crianças à doença. Por isso, o Dia D de mobilização nacional da campanha acontecerá no dia 17 de outubro (sábado). Neste período, a campanha de multivacinação convida os pais ou responsáveis a levarem as crianças e adolescentes de até 15 anos com o esquema de vacina incompleto, a comparecerem nas unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

 

Campanha acontecerá até o dia 30 de outubro

Campanha acontecerá até o dia 30 de outubro

No que compete à campanha contra a poliomielite, esta, visa abranger as crianças com idade inferior a cinco anos, contando com ações específicas para aquelas que ainda não completaram um ano, bem como, para aquelas com faixa etária de um a quatro anos. As medidas a serem aplicadas irão depender de cada caso, conforme disposto no cartão de vacina, possibilitando o fornecimento da Vacina Oral Poliomielite (VOP), seja no intuito de reforço ou dose extra. O mesmo vale para a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada como uma dose de rotina. Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é para que 11,2 milhões de crianças deste grupo sejam vacinadas.

 

Ao solicitar o comparecimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em nota, a prefeitura destacou que, “como as defesas imunológicas delas ainda estão em processo de formação, as crianças são mais suscetíveis às doenças. Desta forma, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção. Com a vacinação, o organismo identifica a substância da vacina e desenvolve anticorpos, tornando o corpo imune às enfermidades”, declarou.

 

Poliomielite

Também conhecida por pólio ou paralisia infantil, a poliomielite se trata de uma doença contagiosa aguda ocasionada pelo poliovírus. Este, é o responsável por infectar crianças e adultos, podendo resultar em casos extremos, na paralisia dos músculos, normalmente nos membros inferiores, ou até mesmo levar à morte. A vacinação é o único meio de prevenir a doença.

A falta de saneamento básico, bem como, as condições habitacionais precárias junto à falta de higiene pessoal básica são aspectos significativos que podem resultar na transmissão do poliovírus, seja através do contato direto com as fezes, ou, secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas. Aqueles que se encontrarem nesta condição, podem perceber a presença de sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo, náuseas, espasmos e rigidez na nuca.

 

Mesmo com todo o avanço tecnológico e na área da saúde, ainda não foi encontrado um tratamento específico para a poliomielite, requerendo que as pessoas contaminadas pelo vírus sejam hospitalizadas para que, os sintomas sejam tratados conforme as especificidades do quadro clínico individualizado. Ao atingir e etapa que deixa a pessoa paralítica, há deficiências motoras seguidas de febre, flacidez e assimetria muscular, além de sequelas após 60 dias do início da doença no organismo.

 

No caso das sequelas, estas, podem ser tratadas mediante exercícios fisioterapêuticos com o objetivo de estimular a força dos músculos afetados. Além disso, o médico responsável pelo acompanhamento também poderá indicar o uso de algum medicamento direcionado ao alívio das dores musculares e das articulações.

 

Vacinas

Desde o ano de 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a oferecer três doses injetáveis da vacina, (VIP, aos dois, quatro e seis meses), além de outras duas doses a cunho de reforço mediante a vacina oral bivalente (VOP, gotinha). As ações estão em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, integrando as medidas de combate até a erradicação mundial da pólio. Essa vacina, atua na imunidade individual e eleva a imunidade grupal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: