Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Moradores reclamam de infestação de escorpiões e pedem apoio do departamento de Zoonoses

sáb, 15 de fevereiro de 2020 05:04

Da Redação

Com o início do período chuvoso, a população fica em alerta para o aparecimento de escorpiões por toda a cidade. A situação tem sido relatada principalmente pelos munícipes do bairro Independência que residem nas proximidades da rua 11. Os moradores afirmam estar preocupados com o aparecimento constante do aracnídeo. Conforme apurou a reportagem, outros casos também foram relatados nos bairros Bosque e Goiás.

Lixo e entulho, associados com a umidade e o calor formam um cenário propício para o desenvolvimento dos animais, que são venenosos

Lixo e entulho, associados com a umidade e o calor formam um cenário propício para o desenvolvimento dos animais, que são venenosos

 

“É um risco para as famílias, principalmente crianças, idosos e animais. Com a incidência, ficamos desesperados para tentar eliminar estes animais de dentro de casa e fomos informados que o foco pode ser uma residência porque a proprietária não deixa nenhum agente de endemias entrar para fazer o trabalho necessário. Assim, procuramos o departamento de Zoonoses e nos disseram que uma equipe está em alerta para atender esse tipo de ocorrência, ” contou Raquel da Silva Santos, que mora no Independência.

Devido à facilidade de adaptação em centros urbanos, é possível encontrar estes animais em praticamente todos os ambientes – áreas rurais e urbanas. Os escorpiões são animais predadores e geralmente permanecem em locais que favorecem o aparecimento de seu alimento. O acúmulo de lixo e alimentos atrai baratas e, consequentemente, os escorpiões que se alimentam delas. Diante disso, a reportagem entrou em contato com o departamento de Zoonoses que, por sua vez ressaltou estar ciente da situação e encaminhou uma equipe para verificar o local denunciado e realizar uma ação de combate.

A orientação repassada pelos servidores é de que, caso haja o registro do animal na residência, o cidadão acione o departamento de Controle de Zoonoses para agendar uma visita entre 7 e 17h, por meio do telefone 3690-3101. Quanto aos procedimentos de segurança para evitar esta situação, está a limpeza de entulho, madeiras e acumulo de matérias nos quintais das casas. Também é necessário ressaltar que, segundo a Lei 1638 do Código de Postura do município, a limpeza de terrenos é de responsabilidades dos proprietários e o não cumprimento da lei pode gerar multa que varia entre 20 e 60% do salário mínimo.

Outros cuidados como evitar deixar o lençol ou colcha no chão para dificultar a subida nas camas, verificar calçados e roupas antes de usar ajudam a prevenir o ataque do escorpião. A dedetização deverá ser realizada apenas em último caso, pois não é suficiente para matar o escorpião. Os venenos também são desaconselhados no combate a escorpiões, pois atiçam os artrópodes para fora de suas tocas e fazem com que eles se reproduzam. Em Minas Gerais são encontradas duas espécies que podem causar acidentes graves: escorpião amarelo e escorpião marrom, além disso, existem mais de 1.500 espécies de escorpiões catalogadas no mundo.

Ao ser picado por um escorpião, é importante estar atento aos sintomas: dor intensa no local da picada, náuseas, vômitos e salivação intensa; alterações cardíacas e respiratórias. Em caso de acidente é necessário procurar a unidade de Saúde mais próxima e, se possível, capturar o escorpião com cuidado e levá-lo para identificação em um recipiente seguro.

O que não fazer

  • – Não amarre o local.
  • – Não aplique qualquer substância no local.
  • – Não corte, perfure, ou queime o local da picada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: