Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Ministério da Saúde inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

ter, 5 de maio de 2015 06:55

Da Redação

Total da população a ser vacinada em Araguari é de quase 28 mil pessoas

O Ministério da Saúde iniciou, nessa segunda-feira, 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Os interessados devem procurar as unidades de saúde das 8 às 16h30, até o dia 22 de maio

Os interessados devem procurar as unidades de saúde das 8 às 16h30, até o dia 22 de maio

 

A coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, conta que a campanha é voltada para pessoas de 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, crianças a partir de cinco anos que sejam portadoras de doenças crônicas, gestantes em qualquer momento gestacional, puérperas até 45 dias e profissionais da área de saúde. “Somando todos os grupos, o total da população a ser vacinada em Araguari é de 27.929”.

O grupo de doenças crônicas inclui: portadores de HIV; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; imunodeficiências congênitas; imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica; cardiopatias; pneumopatias; diabetes mellitus; doenças neurológicas crônicas incapacitantes, entre outras.

De acordo com a coordenadora, a expectativa é imunizar pelo menos 80% do total. “Temos dificuldade em atingir esse número, pois os pacientes com mais de 60 anos são resistentes e não tomam a vacina. Muitos ficam ruins após receber a dose e pensam que a culpa é da imunização, mas eles esquecem que podem estar com o vírus incubado e que os sintomas desencadearam após receberam o remédio”.

A coordenadora comenta que essa é a 19ª campanha do governo. “Depois do surgimento dessa vacina, o número de internações causadas por problemas respiratórios e complicações relacionadas à gripe diminuiu bastante, mas mesmo assim, algumas pessoas tem receio em receber a imunização”.

Esse ano, o Ministério da Saúde distribuirá 54 milhões de doses em todo o país, protegendo a população contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Dados do governo mostram que, em 2014, 1794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer reações adversas raras como dor, vermelhidão e rigidez no local da aplicação. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A imunização não é indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para aqueles que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose.

Os interessados devem procurar as unidades de saúde das 8 às 16h30, até o dia 22 de maio. “Os pacientes precisam apresentar o cartão vacinal e os portadores de doenças crônicas devem levar o comprovante médico”. O dia D de vacinação acontece no próximo sábado, 9, no mesmo horário. “Além dos postos de saúde, teremos equipes volantes para fazer buscas em bairros periféricos, que ficam longe das unidades, e duas equipes na zona rural em Piracaíba e Contenda”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: