Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Minas Gerais: mortes decorrentes de Influenza aumentam 96% em 2018

sáb, 19 de janeiro de 2019 05:40

Da Redação

Ao total, foram registrados 98 óbitos

A Influenza teve um aumento considerável em Minas Gerais no ano de 2018. Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada pelo vírus, ocasionou a morte de 98 pessoas, o que equivale a 96% a mais, em comparação com 2017.

O levantamento aponta que foram notificados 3,05 mil casos de SRAG, sendo 1,6 mil (54,5%) com amostra coletada e processada. Dos casos coletados, 348 (20,9%) foram classificados com a síndrome causada por Influenza e 187 (11,2%) causados por outros vírus respiratórios.

Araguari registrou quatro casos de gripe

Araguari registrou quatro casos de gripe

 

Do total de 98 óbitos, 94,9% são decorrentes da Influenza A e 5,1% da Influenza B. Das mortes relacionadas à gripe A, 37 casos foram associados à Influenza A não subtipado, 37 ao H1N1 e 19 ao H3N2. Ressalta-se que 74,5% dos indivíduos que foram a óbito apresentavam, pelo menos, um fator de risco para complicação, com destaque para adultos com idade igual ou superior a 60 anos, cardiopatas e portadores de outros fatores de risco.

A pasta aponta que “apesar de o número de casos e de óbitos por Influenza em 2018 ter sido mais alto do que em 2017, a SES-MG esclarece que o aumento observado encontra-se dentro do esperado para o período”.

Em Araguari, conforme o boletim, foram registrados quatro casos de gripe – sendo dois do tipo A não subtipado, um H1N1 e um H3N2 –, sem notificação de óbito. A cidade vizinha, Uberlândia, registrou cerca de 23 casos e figurou entre os municípios com maior número de mortes, oito ao total.

Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Os vírus Influenza são os mais frequentemente identificados nos casos de Síndrome Gripal (SG) e também nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas a infecção pela doença pode causar sintomas que se confundem com os encontrados em diversas outras infecções virais e bacterianas.

Fonte: SES-MG

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: