Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais alerta a população diante da chegada de uma onda de frio

qui, 18 de maio de 2023 08:07

Da Redação

As ações de acolhimento acontecem enquanto a onda de frio permanecer

A chegada de uma massa de ar frio no estado, no decorrer da semana, causará queda da temperatura do ar, especialmente ao amanhecer, além de baixos índices de umidade relativa do ar, no período da tarde, em boa parte de Minas Gerais. Dessa maneira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil traz orientações para a população enfrentar as temperaturas mais baixas e o tempo seco.

No Sul de Minas, a temperatura mínima pode chegar aos 2ºC e há previsão de formação de geada com intensidade fraca a moderada. O risco de geada também existe na porção sul das regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro.

É importante destacar que, o ar seco também vai predominar ao longo da semana. No período da tarde, os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo de 30% em todas as regiões de Minas Gerais, com exceção da faixa leste e nordeste do estado, onde a umidade proveniente do mar mantém o céu com maior cobertura de nuvens.

Em Araguari, a prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, juntamente com a Defesa Civil estão promovendo várias ações de acolhimento para pessoas em situação de rua. “Em função da eminência de temperaturas baixas para os próximos dias, nós voltamos com a ronda noturna e com o plantão Onda Fria. Enquanto durar essas noites frias, haverá abrigamento desses moradores de rua. Para aqueles que não quiserem, nós vamos dar um kit, com cobertor e lanche. As ações começaram ontem, às 19h”, disse o secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo.

Vale mencionar que, a queda de temperatura aumenta o risco de incidentes e prejuízos à saúde, por essa razão é importante seguir algumas orientações, como: evite permanecer em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, pois o ambiente se torna favorável para a propagação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados; higienize as mãos com frequência; beba água constantemente, ainda que não sinta sede; fique atento na previsão do tempo para sempre sair de casa com as roupas mais adequadas; mantenha crianças, idosos e animais de estimação bem agasalhados.

“Estamos fazendo uma campanha, juntamente com a Secretaria de Trabalho e Ação Social. Vamos percorrer o Centro da cidade e os bairros que possam ter pessoas pernoitando ao relento. Através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, da Defesa Civil e de vários outros órgão, como Corpo de Bombeiros, vamos tirar essas pessoas das ruas, com o consentimento delas, e levá-las para um abrigo. Se o frio permanecer durante a semana, vamos fazer isso todas as noites”, disse o representante da Defesa Civil, Lucenildo Batista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: