Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Mamógrafo Móvel da secretaria de Estado de Minas Gerais realiza mais de 1300 exames em Araguari

ter, 5 de maio de 2015 06:57

Da Redação

Câncer de mama está em primeiro lugar dentre os cânceres causadores de morte em mulheres

A secretaria de Estado de Minas Gerais realizou, durante o mês de abril, mais de 1300 exames de prevenção ao câncer de mama no Mamógrafo Móvel. A ação é parte do Programa de Combate ao Câncer de Mama em Minas Gerais.

Secretaria de Saúde irá encaminhar os resultados para as mulheres atendidas

Secretaria de Saúde irá encaminhar os resultados para as mulheres atendidas

De acordo com a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, a ação teve o objetivo de realizar mamografias de rastreamento para verificar a existência de lesões precursoras da doença. “A incidência é maior na faixa etária a partir de 59 anos, então essas mulheres foram atendidas. Aquelas que tiverem alterações serão encaminhadas para o mastologista, que indicará o tratamento necessário”.

Profissionais da saúde recomendam que mesmo sem os sintomas, o exame deve ser realizado, pois pode haver alguma lesão que ainda não tenha sido detectada. Durante a ação, mais de 1300 mulheres, entre 59 e 69 anos, foram atendidas no veículo. “Nossas expectativas foram atingidas. Houve uma grande busca, principalmente de mulheres que moram no Centro. Agora estamos aguardando os resultados, que serão repassados para as unidades de saúde ou para os endereços. A secretaria de Saúde está responsável por fazer que esses exames cheguem às mulheres”.

Segundo a subsecretária de Saúde, Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, apesar de o município realizar ações de promoção e prevenção, a cobertura da Ação Primária ainda não é completa. “Atingimos em torno de 60% das mulheres, considerando as Unidades Básicas de Saúde. Imaginamos que 40% da população ainda não tiveram acesso a essa mamografia de rastreamento, então, o veículo trouxe uma oportunidade para essas araguarinas”.

Dentre os cânceres causadores de morte em mulheres, o câncer de mama está em primeiro lugar, seguido pelo de colo uterino. Devido ao fato, o Instituto Nacional do Câncer recomenda que o exame seja feito a cada dois anos pelo menos. “Essa doença causa muito sofrimento e pode atingir outros órgãos, como o fígado, cérebro, ossos ou pulmão. A incidência vem aumentando, mas a capacidade de diagnóstico tem melhorado nas cidades e estados”, conclui a subsecretária.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: