Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mais de mil testes rápidos são realizados durante a semana em Araguari

sáb, 30 de maio de 2020 09:30

 Da Redação

A ação de testagem aconteceu durante toda a semana no Hospital Municipal

A ação de testagem aconteceu durante toda a semana 

A média de testes rápidos realizados na primeira ação de drive thru promovida pela prefeitura foi de 80 testes diários, totalizando mais de mil durante toda a semana, por meio do drive thru, promovido no Hospital Municipal De acordo com a secretaria de Saúde, os pacientes que tiveram seus dados inconclusivos ou positivos serão submetidos ao reteste após oito dias. Para isso, o agendamento é feito na secretaria que, durante este período, irá acompanhar os pacientes, que foram orientados a permanecer em isolamento.

Para a continuidade das ações preventivas à covid-19, o secretário Guilherme Afonso informou que estão sendo organizadas novas estratégias para a testagem da população, visando identificar a transmissão do vírus e prevenir novos casos na cidade, que já atingiu 53 casos confirmados, segundo o último boletim divulgado pela pasta municipal. O número de óbitos suspeitos também teve um aumento: duas notificações estão em investigação na cidade e 10 pacientes com diagnóstico suspeito para a doença seguem internados em monitoramento diário.

Para discutir as ações e definir novas recomendações, o Comitê de Enfrentamento a Covid-19, em âmbito municipal, se reuniu nesta sexta-feira, entretanto, até o fechamento desta edição as deliberações não foram divulgadas pela equipe.

O informativo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado na manhã desta sexta-feira, 29, mostra ainda que 13 pacientes estão recuperados da doença, no entanto, o número de confirmações ainda não foi atualizado, assim, o município segue com 21 pacientes infectados.

Sobre a divergência de dados, a secretaria estadual informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente seguindo os dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. Assim, o profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário específico do Ministério da Saúde, sendo gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Após todo esse trabalho, é que os dados farão parte do Boletim Diário. Por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto em casos confirmados. A reportagem verificou ainda que na região do Triângulo Mineiro, Uberlândia é a cidade com mais casos da doença, tendo notificado 734 confirmações e 16 mortes, além disso, o informe apresenta que 95% dos leitos de UTI na rede municipal de saúde estão ocupados.

Uberaba também teve um número expressivo de confirmações, sendo 176 pacientes infectados e seis óbitos. A capital mineira – Belo Horizonte, por sua vez, é considerada o epicentro da epidemia em Minas, com 1.628 casos e 46 mortes. Conforme o boletim epidemiológico estadual, ao todo, Minas Gerais tem 9.232 infectados com o novo coronavírus, sendo 257 mortes por Covid-19.

A SES-MG destaca ainda que 4.333 pessoas já estão recuperadas da doença, e serão realizados 75 mil testes, sendo que os últimos dados mostram que 1.570 tiveram resultado positivo. É importante destacar ainda que a projeção do pico da pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais passou de 10 de junho para 19 de julho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: