Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mais de 40 artesãos recebem a Carteira Nacional do Artesão

qua, 3 de outubro de 2018 05:57

Da Redação

Após a sessão ordinária da Câmara, dia 2, o vereador Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) conversou com a reportagem do Gazeta do Triângulo a fim de parabenizar os artesãos que conquistaram a Carteira Nacional do Artesão para trabalho. Na última quinta-feira, dia 27, 45 profissionais receberam o documento pelas mãos de representante da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

Vereador trabalhou diretamente para a conquista do documento para os artesãos  **Arquivo

Vereador trabalhou diretamente para a conquista do documento para os artesãos
**Arquivo

 

Desde fevereiro deste ano, o edil trabalha em prol dos artistas. Na época, foi a Belo Horizonte e participou de uma audiência com representante da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Nesta ocasião, foi solicitada a visita do mutirão de cadastramento da Credencial do Artesão e Trabalhador Manual em Araguari.

Antes os artesãos precisavam ir até a capital mineira para fazer as provas e obter a carteira, o que era inviável para a maioria. Então, após essa reunião, foi solicitado que viesse uma equipe de credenciamento até a região, possibilitando a retirada do documento para os artistas locais. Em junho, o Coordenador de Artesanato da Seedif encaminhou um e-mail atendendo à solicitação do vereador, enviando uma equipe que atuaria em Uberaba.

O vereador recordou o empenho para conseguir o feito e lamentou não ter sido convidado para a solenidade de entrega. “Após todo o empenho, a prefeitura não se deu ao trabalho de nos informar e convidar. Porém, me alegro com a conquista merecida dos artesãos”.

A maioria dos artesãos fez a prova em Uberaba e alguns foram até Belo Horizonte. E, agora, estão devidamente credenciados. De acordo com informações do portal do Governo Federal, alguns dos benefícios obtidos com a Carteira referem-se à possibilidade de participação no Programa do Artesanato Brasileiro, em feiras de artesanatos nacionais e internacionais, em oficinas e cursos e, em determinados locais, incentivos fiscais.

OUTRAS DEMANDAS

Em entrevista, o edil também pontuou a falta de determinadas atividades culturais. “O Campeonato de Capoeira está parado, bem como Programas de Incentivo à Cultura. Durante o ano foi comemorado o Dia Mundial da Dança, Dia do Circo, Dia do Teatro, e nós não vimos nada. O pessoal tem cobrado porque a cultura está estagnada”.

Durante a sessão ordinária, o vereador apontou que fará o chamamento do presidente da Faec para dar esclarecimentos sobre a atual gestão cultural do município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: