Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Maio registra aumento dos casos de Covid-19

sáb, 28 de maio de 2022 11:05

Da Redação

 

O mês de abril foi caracterizado pela queda nos casos de Covid-19, mas em maio, o registro de pessoas infectadas com a doença voltou a subir em Minas Gerais. Apesar disso, o número de mortes permanece baixo.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, esse aumento estava previsto, pois a Covid-19 terá caráter sazonal e, em períodos mais frios como o outono e inverno, onde o risco de contaminação por doenças respiratórias é maior, há aumento nos casos. “A Covid-19 vai aumentar. O que estamos observando agora, nada mais é do que o esperado. Não há cepas novas, não é um momento de fragilidade vacinal da população”, salientou o médico.

Esse aumento da doença acontece pelo caráter sazonal da Covid-19

 

Fábio Baccheretti, destacou que algumas regiões do estado têm apresentado maiores índices de casos de contaminação do coronavírus do que outros, como é o caso de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

 

No dia 26 de maio, segundo o Boletim Epidemiológico, Uberlândia apresentou 315 casos confirmados de Covid-19. Já em Uberaba, 389 cidadãos foram diagnosticados com a doença e em Araguari 40 pessoas testaram positivo. Ainda assim, o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais prevê um período de estabilização na região, com tendência a redução.

 

Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualmente, o estado apresenta 60 casos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes.

 

Baccheretti disse que as síndromes respiratórias agudas graves têm crescido no estado, mas que é um comportamento comum para a época do inverno. De acordo com secretário, a maioria dos casos ainda não são de Covid-19.

Ontem, 27, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro para saber quais serão as medidas tomadas pela secretaria para conter o aumento de casos de Covid-19. Segundo ela, a vacinação é o grande foco nesse momento; mas vários pais e responsáveis deixaram de levar as crianças e adolescentes para tomar o imunizante, o que dificulta o trabalho da prefeitura e aumenta o risco de contágio da doença.

A chefe da pasta de Saúde em Araguari, também destacou que manter o distanciamento social e fazer a higiene das mãos com álcool em gel continuam sendo ações importantes para conter o vírus.

Quando perguntada se existe a previsão da publicação de algum decreto que volte a obrigar o uso de máscara no município, Soraya Ribeiro declarou que até o momento não existe nenhuma determinação a respeito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: