Legislativo cobra ações que objetivam minimizar acidentes de trânsito
sex, 7 de dezembro de 2018 05:15Da Redação
Na sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 4, o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) apresentou requerimento solicitando que a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana promova um estudo na cidade com o intuito de verificar quais os pontos críticos, que oferecem riscos de acidentes aos pedestres, motoristas e ciclistas.
O edil afirma que, quando o trânsito é municipalizado, o município assume a responsabilidade de gerência do trânsito local. “Consequentemente ele deve implementar alguns dispositivos, dentre eles: implantação de radares e lombadas; por isso estamos cobrando um estudo dos principais lugares que apresentam riscos à segurança da população ao transitar pela cidade”, destacou.
O processo de municipalização do trânsito, que foi finalizado em 2015, permitiu integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Dessa forma, os Municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.
Sendo assim, as prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento; projeto; operação; fiscalização e educação de trânsito assumindo as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.
Segundo o vereador, as regiões da cidade onde são necessárias as implementações de medidas de segurança estão localizadas, sobretudo, nas avenidas Teodoreto Veloso de Carvalho, Mato Grosso e Coronel Belchior de Godoy. “Na Teodoreto, próximo ao Mataboi, é imprescindível que sejam instaladas lombadas ou até mesmo radares com o intuito de minimizar os transtornos que ocorrem nesta região, principalmente, acidentes”, disse.
Outro local ressaltado pelo edil são as vias situadas na praça Farid Nader. “Ao transitar por esta rua percebemos o quanto apresenta riscos de acidente. Portanto é necessária a implantação de travessias elevadas para que os motoristas reduzam a velocidade. Lembrando que trata-se de uma via de acesso com bastante fluxo, pois está situada no centro da cidade e interligada vários bairros.”
Por meio de requerimento, Wesley Lucas também pede a secretaria de Serviços Urbanos a fiscalização de caminhões que trafegam no município transportando caçambas de entulho, restos de materiais de construção. “Para cumprir a legislação um dos quesitos é de que estas caçambas sejam cobertas para evitar que os detritos caiam durante o transporte, podendo causar transtornos”, argumentou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
