Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Justiça do Trabalho inaugura nova Vara em Araguari

ter, 19 de novembro de 2013 14:44

Foto: Mundo Mix.Net
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais,
desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, estará presente

Foto: Mundo Mix.Net

Araguari receberá uma nova Vara do Trabalho a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de novembro. A inauguração ocorre às 16h nas instalações da Justiça do Trabalho – avenida Batalhão de Mauá, 1.326, bairro Santa Helena -, e terá a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (que corresponde a MG), desembargadora Deoclecia Amorelli Dias.A Justiça do Trabalho de Araguari, que passa a contar com duas varas trabalhistas, recebe processos do próprio município e da jurisdição composta pelos municípios de Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis e Romaria.A inauguração da nova vara coincide com a implementação, no município, da tramitação informatizada de processos a partir da fase de execução, através do Processo Judicial eletrônico (PJe). Com Araguari, o sistema, que está sendo instalado gradualmente na Justiça do Trabalho de todo o Brasil, passa a estar presente em 50 varas trabalhistas de Minas Gerais. A fase de execução é aquela que se inicia com a intimação do devedor para pagar a dívida reconhecida judicialmente.No dia seguinte ao evento em Araguari, será inaugurada a 6ª Vara do Trabalho em Uberlândia, onde também será instalado o PJe.

A 2ª Vara do Trabalho de Araguari foi criada através da Lei 12.616/12, promulgada pelo poder Executivo federal no dia 2 de maio último, que também determina a criação de outras 20 varas trabalhistas no estado. Com ela, o TRT de Minas Gerais passa a contar com 147 varas. A ampliação do fórum trabalhista do município está de acordo com a resolução de nº 63 emitida em 2010 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que recomenda a criação de novas varas nas localidades onde as existentes tiverem recebido mais de mil e quinhentos processos em cada um dos últimos três anos. A Vara de Araguari recebeu 2674 processos no ano de 2010, 2530 no ano de 2011 e 2845 no ano de 2012.

Com o aumento da estrutura da Justiça do Trabalho local, o objetivo do TRT mineiro é atender a demanda crescente de processos com maior celeridade e eficiência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: