Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Jiboia é capturada em residência no bairro Maria Eugênia

sex, 23 de novembro de 2018 05:05

Da Redação

Ocorrências envolvendo aparecimento de serpentes têm sido registradas constantemente

Os militares da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros realizaram, nessa quarta-feira, 21, a captura de duas serpentes no perímetro urbano do município. Os animais foram encontrados em quintais de residências e encaminhados para a Polícia Militar de Meio Ambiente.

Orientação é para que os moradores não tentem realizar a captura

Orientação é para que os moradores não tentem realizar a captura

 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, nessa quarta-feira, a equipe capturou uma cobra cascavel em uma residência na rua Calimério Borges, bairro Beatriz. O animal estava saudável e foi encaminhado à Polícia Militar de Meio Ambiente para a soltura.

Ainda na quarta-feira, os bombeiros foram acionados para a captura de uma jiboia de 1,5 metro. O animal foi encontrado em um pé de mandioca, no quintal de uma residência localizada na rua Amélia Brandão, bairro Maria Eugênia. Após a captura, o mesmo foi encaminhado para a Polícia de Meio Ambiente, para a soltura em seu habitat natural.

Segundo o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, ocorrências envolvendo o aparecimento de serpentes em residências têm sido registradas constantemente no município. “Em Araguari, temos uma constância grande na captura de animais, principalmente jiboias. Com o aumento do número de ratos dentro da cidade, esses animais aparecem em busca de alimentos. Em média, temos realizado a captura de serpentes ao menos uma vez por semana”.

O tenente comenta, ainda, que esses animais possuem o hábito de utilizar a rede de esgoto para adentrar o perímetro urbano. “Todos os locais onde há acesso a rede de esgoto, é provável que apareçam esses animais. Realizamos esse tipo de captura em quintais, dentro de quartos e ambientes onde haja locais para eles se esconderem”.

O militar ressalta que serpentes não peçonhentas são encontradas durante todo o ano na região, enquanto os animais peçonhentos, geralmente migram para a cidade em épocas de queimadas. “Nessa quarta-feira tivemos a captura de uma cascavel, que é um animal perigoso e possui um veneno que age com maior gravidade”.

Em situações de aparecimento de serpentes, a orientação aos moradores é não tentar realizar a captura. “O cidadão deve ficar afastado, não espantar o animal, manter a observação para que não se esconda e acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou a Polícia Militar de Meio Ambiente, pelos números (34) 3241-5090 e 3241-5513”.

O tenente acrescenta que matar esse tipo de animal é crime. “Nós pedimos para que a população não mate esses animais; se mantenham afastados; não atirem pedras ou outros objetos; e acionem de imediato o Corpo de Bombeiros.” Caso o morador seja picado pelo animal, é necessário que mantenha a calma. “A orientação é para que a vítima fique calma, se movimente o mínimo possível e mantenha o membro picado mais baixo do que o resto do corpo. Não é indicado o uso de torniquetes ou mesmo a sangria. Para crianças, as recomendações são as mesmas”.

Caso o morado seja picado, não é crime matar o animal. “Em situações de picada, por questões de segurança, a vítima pode matar o animal. Nesses casos não é considerado crime, pois é importante saber a espécie para que o paciente receba a sorologia correta, caso contrário, o tratamento será realizado com a sorologia universal. Porém, mesmo que não seja possível encontrar o animal, o atendimento é prioridade”.

Para prevenir o aparecimento de animais como esse, o tenente afirma que é necessário combater o aparecimento de roedores. “É interessante que o cidadão mantenha sempre o tratamento contra os ratos e não acumule restos de materiais de construção ou lixo, que podem servir de esconderijo para os ratos. Além disso, deve guardar os objetos sempre em locais altos e não no chão, para que seja possível visualizar caso uma serpente adentre a residência”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: