Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Incêndios em vegetação aumentam no período de seca

qua, 30 de agosto de 2023 08:03

Da Redação

A área queimada foi de cerca de um hectare

Os incêndios podem afetar não só o meio ambiente, mas também a saúde da população. No dia 27, a Segunda Companhia de Bombeiros Militar foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação, que se transformou em incêndio em materiais recicláveis, na avenida Jardim Botânico (entrada para a Mata do Desamparo), no bairro Gutierrez.

De acordo com os bombeiros, o incêndio começou na vegetação, que estava muito alta e seca. Rapidamente, o fogo se espalhou e atingiu vários materiais recicláveis que estavam depositados no local.

A área queimada foi de cerca de um hectare e o que dificultou bastante a extinção do incêndio foi o tipo de material queimado, que precisa ser revirado e esfriado constantemente, até não haver mais brasa. Além desse incêndio de grandes proporções foram registrados outros incêndios menores em lotes vagos.

“Foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água nessa ocorrência, onde tivemos apoio de um caminhão pipa da SAE”, disse o Corpo de Bombeiros.

Para evitar incêndios no clima seco é preciso seguir algumas dicas, como: nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação. Não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas. Evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação; procurar alternativas sustentáveis para esta ação. Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e ficar atento a qualquer surgimento de queimada. Manter limpa a propriedade na zona urbana, caso seja proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

 

Os bombeiros também orientam que, ao avistar um incêndio em vegetação, o cidadão deve ligar no número de telefone 193, informar o endereço correto, o tamanho aproximado da área (ou lote) e se tem casas por perto ou animais no terreno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: