Iluminação pública – Interrupção nos serviços gera reclamações
ter, 19 de novembro de 2019 05:05Da Redação
Araguari está sem o serviço de manutenção da iluminação pública, devido a questionamentos feitos pela antiga empresa prestadora. Diante disso, a situação voltou a motivar reclamações por parte da população. Em contato com a reportagem, os cidadãos afirmam a existência de postes nas proximidades de seus imóveis, onde podem ser observadas lâmpadas queimadas fazendo com que os locais fiquem escuros.

Trabalho segue paralisado na cidade por força de ordem judicial por tempo indeterminado
“Mais uma vez me deparo com esse problema que é muito sério. Queria saber como a taxa de iluminação está sendo utilizada, pois, pagamos em dia, mas não temos retorno e nossa segurança está comprometida,” questionou uma moradora do bairro Sibipiruna.
Para verificar a previsão de retorno do trabalho na cidade, a reportagem entrou em contato com a secretário de Obras, Expedito Castro Alves Junior. Segundo ele, o trabalho segue paralisado por força de ordem judicial por tempo indeterminado. “A Remo Engenharia, antiga empresa prestadora do serviço na cidade, acionou a Justiça a fim de questionar o resultado do pregão que foi realizado esse ano. Devido a uma liminar o serviço foi suspenso e estamos aguardando a resposta acerca dos nossos embargos.”
Enquanto isso, os pedidos de reparo de lâmpadas queimadas podem continuar sendo encaminhados à secretaria de Obras através do telefone 3690-3014. Conforme ressaltou o secretário, todos serão atendidos. “Esse processo está no departamento Jurídico da prefeitura que vem acompanhando o caso e buscando reverter a situação, para normalizar o atendimento à população o quanto antes; pedimos a compreensão da população.”
A manutenção da iluminação pública é municipalizada em Araguari desde janeiro 2015. Até o final do ano passado, as trocas de lâmpadas e melhorias na rede ficaram sob responsabilidade da empresa Remo, que venceu a licitação feita sob caráter emergencial, no valor de 4,2 milhões de reais. Em dezembro de 2016, um aditivo no contrato prorrogou a prestação do serviço por mais um ano, pelo mesmo valor, entretanto, em janeiro o contrato firmado com a empresa Remo Engenharia, chegou ao fim.
Após isso, a administração municipal realizou um novo processo licitatório o qual foi vencido pela empresa Elétrica Radiante Materiais Elétricos Ltda., ficando responsável pela reposição de lâmpadas, cabos condutores, luminárias, conexões elétricas, além dos pontos de manutenção, incluindo a destinação final ambientalmente sustentável aos materiais retirados e que são descartáveis, tanto no perímetro urbano quanto em relação aos povoados e distritos.
Os serviços de manutenção na cidade foram retomados em meados de setembro, juntamente com a secretaria de Obras. Devido às reclamações, o assunto também é amplamente discutido pelos vereadores na Câmara Municipal, que apresentam semanalmente vários requerimentos embasados nas denúncias da população.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
