Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Horário de Verão 2018 começa nesse domingo

sex, 2 de novembro de 2018 05:10

Da Redação

População deve adiantar o relógio em uma hora a partir de meia-noite

O Horário de Verão começa nesse domingo, 4, a partir de meia-noite, em dez estados e no Distrito Federal. Geralmente, o Horário de Verão tem início no mês de outubro, porém, esse ano, o Governo Federal adiou o período para o mês de novembro, devido a data das eleições presidenciais.

O objetivo do Horário de Verão é aproveitar ao máximo a luz do dia, economizando o uso de energia elétrica com lâmpadas, principalmente nos horários das 18 às 21h. No Brasil, a população aderiu ao costume desde a década de 30 e, de acordo com o Governo Federal, nos últimos dez anos a medida possibilitou uma redução de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%.

Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir de meia-noite de domingo

Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir de meia-noite de domingo

 

Atualmente, o Horário de Verão é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Para o administrador Carlos Eduardo Silva, a medida é indiferente. “Acredito que o período não esteja alcançando resultados objetivos, que seria a redução do consumo de energia elétrica nos horários de pico”.

Esse ano, alguns aparelhos celulares mudaram o horário automaticamente no terceiro domingo do mês de outubro. Para as pessoas que possuem compromissos nesse domingo, a recomendação é ajustar o relógio do smartphone manualmente na noite de 3 de novembro. Para ajustar o horário do smartphone manualmente, é preciso desativar a opção “fuso horário automático”, localizado na área de configurações do aparelho.

Em 2017, o Horário de Verão começou no dia 15 de outubro e terminou em 18 de fevereiro de 2018. O Governo Federal, apesar de ter alterado a data de início esse ano, decidiu manter o encerramento no terceiro domingo de fevereiro de 2019, ou seja, terá uma duração menor em comparação aos outros anos. A estudante Ana Carolina Oliveira acredita que adiantar os relógios traz benefícios à rotina. “É como se ganhássemos uma hora a mais com o dia ainda claro, para atividades de lazer ou até mesmo estudo”.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Aproveitar a claridade do dia e a escuridão do amanhecer que quando chega em Janeiro tem que acender as luzes. Para não atrapalhar as eleições para eles. Como é que ninguém pensa no povo e se o ENEM fosse na parte da manhã, mas este é para o povão. Menino pequeno sair em fevereiro com escuridão, pode. A tarde pode até ser bom,mas de manhã é horrível.

Deixe seu comentário: