GP do Brasil e fim de festa – Treino Livre

Abertura Treino Livre

Alô amigos, neste último final de semana a Fórmula 1 fechou a temporada de 2013 e mais uma vez com a vitória de Vettel, que quebrou um recorde que durava uns 60 anos e pertencia  a Alberto Ascari.Creditar apenas ao bom carro que a equipe lhe deu, todos os recordes de Sebastian é menosprezar e muito o talento do piloto, afinal Weber com o mesmo carro fez muito menos do que Vettel durante sua passagem pela equipe Red Bull. Sebastian é daqueles pilotos que serão sempre lembrados e fará parte das lendas da Fórmula 1, tendo superado com seus números gente como Senna, Prost, Piquet, Fittipaldi, Stewart, Fangio, Clark, para ficar nos mais falados e conhecidos, portanto o piloto alemão tem seu talento mais que reconhecido, e com a ajuda do carro torna-se quase imbatível. Pena para Alonso, seu principal adversário (?) vê o tempo passar e cada vez mais o sonho do tri se distanciar.

Mas Sebastian não foi o único destaque do final de semana, e embora não tão brilhante quanto seu companheiro de equipe Mark Weber deixou sua marca na categoria, e estampou isso em seu capacete. Afinal Weber teve 42 podiums, marcou 1047.5 pontos, correu 217 gp’s, 9 vitórias, 13 pole positions, 19 voltas rápidas, e correu por Minardi, Jaguar, Williams e Red Bull.  O que a coluna deseja a Mark é que ele tenha boas corridas para onde for, pois isso é sempre o que os bons pilotos desejam.

Massa deixa a Ferrari depois de 12 anos ligado ao time de Maranello, e em sua última corrida, talvez afoito para fazer um podium diante da torcida brasileira, cometeu um erro que lhe custou a posição almejada e deu-lhe uma punição tirando toda sua chance de um bom resultado, mas mesmo assim ainda marcou pontos. De casa nova, em 2014 é piloto da Williams, Massa terá a missão de reerguer o time inglês de tantas vitórias e histórias, principalmente porque teve em seu quadro de pilotos os brasileiros Piquet, Barrichello e foi o primeiro carro de Fórmula 1 dirigido por Ayrton Senna. O fato é que, com a mudança do regulamento, de forma quase radical, pois com a mudança dos motores aspirados V8, maiores e mais pesados, para os V6 turbo comprimidos, a aerodinâmica deve mudar consideravelmente, e isso influencia todo o projeto e construção do carro, envolvendo o chassis, suspensão, nivelando todo mundo por baixo, pois todos começarão praticamente do zero. Boa chance para a Williams e Massa voltarem ao lugar mais alto do podium, e sem Alonso para reclamar.

Aliás don Fernando terá que se virar com Räikkönen, e acredito eu que sairá faíscas dessa dupla durante a temporada de 2014, por que se a Ferrari mandar Kimi deixar Alonso passar, a resposta será impublicável… Ver para crer.

O próximo grande prêmio será em março de 2014, mas estaremos durante as férias e a pré- temporada aqui com vocês.

Até a semana que vem….

* Advogado, fã da Fórmula 1 desde 1970, e apaixonado pela Ferrari.