Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Fenicafé 2025 impulsiona a cafeicultura, enquanto Expo Araguari promove quatro dias de música

qui, 10 de abril de 2025 10:08

Da Redação

 

A Fenicafé 2025, iniciada em 7 de abril, reafirma sua posição como a maior feira de cafeicultura irrigada do Brasil, com o intuito de impulsionar o setor, promover a inovação tecnológica e fortalecer as parcerias entre produtores, entidades e o governo. Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Claudio Morales Garcia, destacou a relevância da 28ª edição da feira e os 40 anos da associação, lembrando como Araguari se tornou referência nacional em café irrigado, com quase 100% das lavouras do município irrigadas, um marco da resiliência e adaptação dos cafeicultores locais.

No dia 8, o evento trouxe palestras sobre gestão e rentabilidade na cafeicultura, com especialistas como Rodrigo Ticle Ferreira e Leonardo G. Pedron, ambos do Sebrae. A analista independente Maja Wallengren apresentou as perspectivas do mercado cafeeiro global, seguida de um painel sobre os temas discutidos. Além disso, a programação incluiu workshops e painéis focados no mercado e na exportação de café, além de uma análise aprofundada das perspectivas da cafeicultura nacional, com destaque para as condições climáticas e as safras de 2024/2025 e 2025/2026.

No dia 9, o Simpósio abordou temas técnicos cruciais, como irrigação no café, práticas para aumentar a produtividade, os impactos climáticos e estratégias de manejo, incluindo a fisiologia do cafeeiro. Também foram discutidos os benefícios do café robusta (conilon), clones híbridos e as políticas agroambientais, com ênfase nos impactos para a agricultura brasileira.

Encerrando a programação hoje, 10, o Simpósio foca na escolha de cultivares para renovação de lavouras, a evolução tecnológica da cafeicultura e o uso da genética das cultivares. O controle das diferentes espécies de

fitonematóides e importância dos organismos vivos do solo também são um dos principais temas, com destaque para o papel dos nematoides como bioindicadores. O evento será concluído com um painel que aprofunda esses tópicos.

Ressalta-se que, hoje também será o primeiro dia da Expo 2025 de Araguari, que promete quatro dias repletos de música e diversão. Com uma programação de destaque, o evento contará com shows de artistas renomados, proporcionando uma experiência imperdível para o público.

Segundo o Sindicato Rural, os portões serão abertos às 19h, o rodeio terá início às 20h e o show está previsto para começar logo após o rodeio.

Hoje, a festa começa com a apresentação de Rafael Lopes, seguida pelo show principal da dupla Maiara e Maraisa, que promete agitar a noite. A entrada será 1 litro de leite.

No dia 11, o show de abertura ficará por conta de Papaula Pacheco, e o show principal será de Murilo Ruff, com seu estilo contagiante. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

No dia 12, Diego Costa e João Paulo abrirão a noite, enquanto a dupla Diego e Victor Hugo tomará o palco, embalando a plateia com seus grandes sucessos. A entrada será franca.

Para encerrar a programação, no dia 13, Dyogo e Deluca farão a abertura, e o show principal será de Luan Pereira, também com entrada franca.

Além disso, o Rancho Prime contará com as seguintes atrações: no dia 10, Emílio e Eduardo, e DJ Rhany; no dia 11, Open Farra e DJ Túlio Mass; no dia 12, Naessa e Vovó James; e no dia 13, Jiraya Uai e DJ Rhany. Vale ressaltar que os ingressos para o Rancho Prime são vendidos separadamente da entrada para a arena.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: