Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Exigências do Ministério Público do Trabalho estão sendo providenciadas pelo Município

sex, 24 de agosto de 2018 05:35

Da Redação

No ano de 2015, na gestão municipal anterior, o Ministério Público do Trabalho entrou com processo contra o município a respeito do descumprimento de TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que determinava a realização de processos licitatórios de pontos biométricos e câmeras de segurança para monitoramento deste sistema.

Atualmente estão disponíveis os pontos biométricos em 45 repartições

Atualmente estão disponíveis os pontos biométricos em 45 repartições

 

Por meio do TAC também existia a determinação de instalação de planilhas de gastos com horas extras, sendo que através delas poderia haver levantamento e controle dos serviços prestados fora do expediente. Também estava incluso no TAC a mudança no vale-alimentação dos servidores, que passou de R$ 35 para R$ 100.

O procurador-geral do município, Leonardo Henrique de Oliveira, esclarece que esta contestação processual foi feita pela procuradoria em 2015, época em que ele não trabalhava na pasta. Inicialmente, a sentença proferida era a aplicação de multa superior a um milhão de reais, mas a condenação foi reduzida para 200 mil reais. “Fomos intimados no dia 9 de agosto e estamos preparando recurso desta decisão, no prazo legal, que finaliza no dia 31 deste mês”, explicou.

A reportagem entrou em contato com a secretária de Administração Thereza Christina Griep, que esclareceu sobre as atividades que estão sendo consolidadas com o intuito de atender a determinação do Ministério Público do Trabalho.

Nas repartições públicas municipais são 110 locais onde é necessário instalar os pontos biométricos, em 45 deles é viabilizado o sistema. Atualmente, a autarquia aguarda processo licitatório que será aberto em setembro, para aquisição de pontos eletrônicos atendendo assim a demanda.

Sobre câmeras de segurança, apenas a Policlínica “Dr. Oabi Gebrim” oferece o monitoramento. “Estamos verificando para dar início ao processo licitatório para instalação de câmeras de videomonitoramento”, afirmou.

Sobre as horas extras, a titular da pasta disse que desde o início da atual gestão está sendo feito o monitoramento dos serviços os quais não extrapolam o que é previsto em lei. “O trabalhador pode cumprir até 60 horas, sendo, no máximo, duas horas por dia e no sábado, quando necessário.”

Acerca do vale-alimentação, a informação é de que o benefício está sendo pago integralmente aos servidores.

1 Comentário

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Redator,

    ARAGUARI… tic TAC tic TAC tic TAC tic TAC

    tic GESTÃO TAC bomba tic PÚBLICA TAC relógio tic

    Quando o Tico e o Teco não entram mais em sintonia, o Município só funciona quanto tacam-lhe um TAC.

    E – pelo que estamos vendo – nem assim.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: