Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Evento pretende explicar como pecuaristas podem certificar a carne bovina

sáb, 1 de dezembro de 2018 05:26

Da Redação

A secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios realizará um evento explicativo sobre o programa “Certifica Minas – Carne Bovina”. Voltado para pecuaristas e interessados no assunto, o objetivo central é abordar o funcionamento do programa e elucidar a maneira como os produtores podem certificar a carne bovina.

O “Certifica Minas – Carne Bovina” é uma maneira de o produtor registrar a procedência da carne

O “Certifica Minas – Carne Bovina” é uma maneira de o produtor registrar a procedência da carne

 

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Está prevista a presença de técnicos de cada um destes órgãos, vindos de Belo Horizonte.

A programação acontece na terça, quarta e quinta-feira, dias 4, 5 e 6 de dezembro, na sede da secretaria anexa ao Palácio dos Ferroviários, além de visitas em propriedades. Os interessados podem comparecer ao local, tendo em vista que é gratuito e não é necessário fazer inscrição. De acordo com informações da secretaria, é esperado um número significativo de pessoas, inclusive de não pecuaristas.

No primeiro dia será feita a abertura, pelo secretário municipal de Agricultura, Paulo Sérgio Guimarães de Brito; reunião entre os secretários municipais de Agricultura da região, produtores e técnicos, juntamente como o secretário da Seapa, Amarildo Kalil, com o objetivo de apresentar o programa “Certifica Minas”; explicação de técnicos da Emater sobre as normas técnicas do programa referente à carne bovina. No segundo dia, está prevista uma reunião técnica para nivelamento de informações e arranjos para a execução do trabalho; e uma visita de orientação quanto a pontos que devem ser observados por ocasião de auditoria de conformidade. E no terceiro dia também haverá visita em propriedade.

O titular da pasta municipal destacou que será feita a apresentação do programa a pecuaristas de Araguari e região. “O Certifica Minas – Carne Bovina é importante porque a partir do momento em que ocorrer o registro do animal no final onde a carne será vendida constará todo o histórico desse bovino. E como se fosse à carteira de identidade do animal”, explicou em declaração oficial.

Em pronunciamento oficial, o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB) também destacou a importância do evento. “Todos os eventos que envolvem a presença da Secretaria de Estado de Agricultura são importantes e uma ótima oportunidade para que os pecuaristas possam ser contemplados com programas importantes. Nossa gestão se sente honrada em estar promovendo um evento de tamanha importância para o município”.

 

Certifica Minas

No começo do ano, foi sancionada a Lei Estadual 22.926, que dispõe sobre o Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais (Certifica Minas). Conforme o artigo primeiro da publicação, o programa “tem a finalidade de assegurar a qualidade de produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no Estado e a sustentabilidade de seus sistemas de produção, proporcionando a esses produtos uma maior competitividade e favorecendo sua inserção nos mercados nacional e internacional”.

Programação

4 de dezembro

9h30 – 12 horas

– Abertura

– Auto apresentação dos presentes

– Reunião entre os secretários municipais de Agricultura da região, produtores e técnicos, com o secretário da SEAPA, com a apresentação do Programa Certifica Minas

12h – 13h30

-Almoço

13h30 – 16h

– Apresentação da programação / SEAPA

– Normas Técnicas do programa “Certifica Minas – Carne Bovina” / EMATER

16h – 16h15

– Intervalo

16h15 – 17h30

– Código Núcleo / IMA

17h30 – 18h30

– Esclarecimento de dúvidas e acertos sobre a visita à propriedade

5 de dezembro 

8h – 11h30

– Reunião entre os técnicos da Emater-MG, IMA, Epamig e Seapa, para nivelamento de informações e arranjos para a execução do trabalho

11h30 – 13h

– Almoço

13h

– Saída para a propriedade – visita de orientação quanto a pontos a serem observados por ocasião de auditoria de conformidade

 

6 de dezembro

7h30

– Saída para a propriedade – visita de orientação quanto a pontos a serem observados por ocasião de auditoria de conformidade

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: