Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Em quatro meses, mais de 570 pessoas tiveram Dengue em Araguari

ter, 5 de maio de 2015 06:27

por Mel Soares

Nos últimos meses, o número de casos de Dengue foi considerado exorbitante. O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde divulgou que desde janeiro até a última quarta-feira, 29, Araguari registrou 574 casos confirmados da doença. ”A época de maior índice foi de março a abril”, destacou Lucia Hirono, coordenadora do departamento.

Uso de repelente é ideal na prevenção contra a picada do mosquito

Uso de repelente é ideal na prevenção contra a picada do mosquito

O número de pessoas em busca de respostas para os sintomas aumentou consideravelmente tanto no Pronto-Socorro Municipal como em laboratórios particulares, que ampliaram os horários de atendimento. “Desde o início do ano até a última semana, mais de 750 pessoas realizaram o exame”, acrescentou.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, no setor público, para realizar o exame específico da Dengue, o paciente deve apresentar os sintomas há aproximadamente seis dias. Em casos de gestantes ou grupos de risco, o exame é realizado antes disso. “Algumas doenças como gripe podem mascarar a doença, nos primeiros cinco dias”, explicou a secretária

No laboratório, é necessário apenas dois dias. Por isso, muitas pessoas acabam procurando o sistema particular, onde o exame custa em torno de 80 reais.

Conforme apontado por laboratórios, a doença tem afetado araguarinos de todas as idades, e não se limita a determinados bairros. Segundo acrescentou Lúcia Hirono, com a previsão de chuvas para os próximos dias, os criadouros devem aumentar. Por isso, os moradores precisam redobrar os cuidados. “Os focos de Dengue estão nas próprias casas. Além dos cuidados em manter os ambientes limpos, o ideal é usar o repelente, mesmo com a Dengue. Isto pode evitar que outras pessoas da família sejam afetadas”, orientou.

Esclarecimentos

Na última semana, a reportagem recebeu informações de que duas pessoas recorreram ao Pronto-Socorro com sintomas da Dengue, sendo diagnosticadas com virose. Ao procurar a clínica particular e realizar o exame, descobriram que estavam com Dengue.

Segundo Lúcia Hirono, o problema pode estar relacionado a uma virose, que possui sintomas parecidos com a Dengue. “Em todos os casos, a hidratação é um dos melhores remédios”, ponderou.

Conforme informações da secretária de Saúde, não há um número limite de exames disponibilizados no atendimento público. “Exames e medicamentos são disponibilizados sem restrição”, garantiu.

1 Comentário

  1. Maria Isabel disse:

    Mesmo sabendo que alguns mantem quintais sujos,gostaria de saber o motivo de não ter mais visitas de agentes.E,o que é feito quando morador não permite a entrada dos agentes.Esses moradores são pelo menos notificados?

Deixe seu comentário: