Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Em parceria com a UFU, prefeitura traz estação meteorológica para Araguari

qui, 10 de fevereiro de 2022 08:04

Da Redação

A estação é equipada com ferramentas que permitem obter informações sobre o clima, força do vento, chuvas, dentre outros.

Nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial do Município um extrato de acordo de cooperação entre a prefeitura de Araguari e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de montar e operar uma estação meteorológica na cidade.

A estação terá capacidade para realizar diversas coletas de dados científicos de extrema importância para entender o clima e o meio ambiente no município, e já está em funcionamento, nesta semana, em uma fase inicial experimental.

Conforme consta na publicação oficial, “há mútua cooperação entre os partícipes para implantação do projeto nominado ‘Monitoramento Climático no Município de Araguari-MG’, por meio da instalação de uma estação meteorológica estrategicamente alocada em espaço urbano pertencente à sede da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Araguari, próximo à Mata do Desamparo, situada na rua Professor João Batista da Costa, nº 100, bairro Maria Eugênia, objetivando a coleta de dados que favoreçam a aquisição de conhecimentos precisos relativos às condições atmosféricas para maximização da capacidade preventiva, bem como a requalificação das respostas do município aos eventos climáticos adversos”.

Em diálogo com a reportagem na tarde de ontem, 9, o geógrafo Guilherme Santana, secretário municipal de Meio Ambiente, comentou a respeito do funcionamento da estação. “É uma estação de última geração. Ela consegue captar a velocidade e a direção do vento, informações sobre precipitações, incidência de raios solares e características climáticas em um raio bem extenso”, disse. “É uma grande conquista para o município, pois, mesmo sendo de pequena estatura física, ele possui uma grande capacidade de informações”, acrescentou.

É importante destacar que a estação não trouxe custos para o município, que deverá apenas cuidar da instalação. O acordo de cooperação mútua técnica ainda será referendado pela Câmara Municipal de Vereadores. Ainda, de acordo com o chefe da pasta de Meio Ambiente, o projeto pode ser expandido para outras localidades do município e deve ter suas informações disponibilizadas pela administração. “Em um futuro próximo, todos os dados da estação serão transmitidos em tempo real no site da gestão, é algo que também pretendemos fazer”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: