Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Em dez meses, mais de 130 pessoas foram assassinadas na região

sex, 14 de dezembro de 2018 05:01

 Da Redação

Nos 29 municípios do Triângulo Norte, 18 registraram casos dessa natureza

Assim como no ano passado, Araguari é vice-líder em homicídios consumados em 2018, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O levantamento considera os 29 municípios da região do Triângulo Norte. Destes, 18 registraram 134 ocorrências dessa natureza entre janeiro e outubro.

Na região, Uberlândia segue em primeiro no ranking de assassinatos ** Arquivo

Na região, Uberlândia segue em primeiro no ranking de assassinatos
** Arquivo

 

Até ontem, 13, Araguari havia igualado aos 29 assassinatos de 2017, no entanto, as estatísticas oficiais do Estado consideram, por enquanto, apenas o período equivalente a dez meses, ou seja, 20 mortes contabilizadas.

Uberlândia segue na primeira colocação, com 50 casos. Patrocínio está em terceiro nesse ranking da violência contra a vida, com 19 assassinatos. Ainda figuram no Top-10 do Triângulo Norte: Ituiutaba e Prata (sete mortes cada), Campina Verde e Serra do Salitre (cinco cada), Coromandel (quatro), Monte Carmelo, Capinópolis e Canápolis (três assassinatos em dez meses).

Os demais casos ocorreram em Nova Ponte (dois), Monte Alegre de Minas, Estrela do Sul, Santa Vitória, Abadia dos Dourados, Tupaciguara e Irai de Minas (um assassinato cada). Passaram ilesas entre janeiro e outubro as cidades de Romaria, Cascalho Rico, Centralina, Araporã, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Gurinhatã, Guimarãnia, Indianópolis, Douradoquara, Grupiara e Cruzeiro da Fortaleza.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública traz, nas estatísticas, que janeiro e setembro, com 18 homicídios cada, foram os meses mais violentos. Nos dois, Araguari registrou seis mortes, 50% a menos que Uberlândia.

Por outro lado, fevereiro e agosto, apresentaram o menor índice, com dez casos cada. Três pessoas foram assassinadas em Araguari nestes dois meses. Na vizinha cidade, foram sete.

Em junho, Uberlândia bateu o recorde de homicídios consumados, com oito registros. Em setembro, foram sete. Em território araguarino, o momento mais crítico deu-se em maio, com seis ocorrências.

TODOS OS CRIMES

As estatísticas de criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) estão disponíveis no Portal Números (www.numeros.mg.gov.br). No endereço é possível consultar as ocorrências e taxas dos nove crimes violentos (homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado) dos 853 municípios e de todas as regiões do Estado. A consulta é mensal.

Nota da redação: apesar de a Secretaria de Segurança apresentar oficialmente 20 homicídios consumados de janeiro a outubro de 2018, pelas contas do Jornal Gazeta do Triângulo, nesse período foram 26 mortes registradas em Araguari.

FIQUE DE OLHO

2017 (220 casos no Triângulo Norte)

  • Uberlândia 102 homicídios
  • Araguari 29
  • Patrocínio 21

 

2016 (175 casos)

  • Uberlândia 87 homicídios
  • Patrocínio 24
  • Araguari 14

 

2015 (211 casos)

  • Uberlândia 113 homicídios
  • Araguari 23
  • Ituiutaba 16

 

2014 (229 casos)

  • Uberlândia 120 homicídios
  • Araguari 22
  • Ituiutaba 17

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: