Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Eleições 2022: prazo para nomeação de mesários termina em agosto

qua, 27 de julho de 2022 11:51

Da Redação

 

O programa Mesário Voluntário foi elaborado visando incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de modo consciente e espontâneo, nas mesas receptoras de votos.

Considerando a importância desse tema, desde 2004 a Justiça Eleitoral realiza ações nesse sentido. Vale destacar, que os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar suas funções no dia da eleição

Araguari precisa de cerca de 1.200 mesários

 

Nas eleições do dia 2 de outubro, aproximadamente 150 milhões de eleitores vão às urnas em todo o Brasil para escolher os ocupantes dos cargos de deputado federal, deputado estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República. Para assegurar o direito ao voto, com paz, transparência e segurança, como faz há mais de 90 anos, a Justiça Eleitoral contará com a participação de cerca de 2 milhões de mesários e mesárias

Os voluntários e convocados para trabalhar nas Eleições 2022 começaram a ser nomeados no dia 5 de julho. O prazo para que a justiça faça as nomeações dos eleitores que comporão as mesas receptoras de votos e de justificativas e o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turno da eleição será encerrado no dia 3 de agosto, como prevê a Resolução TSE 23.674/2021

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª zona, Fernando Guetti, o eleitor que quiser trabalhar como mesário voluntário pode ir até o Cartório Eleitoral ou ligar no telefone: 3242-2277, para fazer a sua solicitação.

“Estamos precisando de mesários, o corpo de mesários voluntários está bastante deficiente em Araguari. Temos um total de 1.200 mesários que precisam ser convocados e ainda não temos esse número”, disse, Fernando Guetti.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª zona, a cada dia trabalhado, o mesário voluntário garante dois dias de folga, certificado pela Justiça Eleitoral, para ser apresentado tanto na iniciativa privada como no serviço público. Além disso, o mesário voluntário também ganha folga pelos dois dias de treinamento pela internet, totalizando 6 dias de folga.

Vale destacar, que os estudantes de qualquer curso do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), possuem um termo de cooperação com a Justiça Eleitoral, onde os alunos que trabalharem como mesários terão também a cada turno trabalhado, 10 horas de atividades extracurriculares acrescentadas na sua carga horária; mas para isso é necessário apresentar uma certidão na faculdade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: